Tempo
|
A+ / A-

​Bruxelas investiga mina de urânio espanhola perto de Portugal

19 fev, 2018 - 19:51 • Vasco Gandra, correspondente em Bruxelas, com redação

Em causa está, por exemplo, apurar se foi cumprida a diretiva relacionada com impacto ambiental da mina a céu aberto.

A+ / A-

Veja também:


Espanha assegura que não há impacto transfronteiriço significativo na exploração de urânio em minas a céu aberto em Retortillo, a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. A garantia de Madrid foi dada a Bruxelas, apurou a Renascença.

A Comissão Europeia decidiu lançar uma investigação para apurar se estão ou não a ser cumpridas todas as regras quanto a este caso.

Em causa está, por exemplo, apurar se foi cumprida a diretiva relacionada com impacto ambiental da mina a céu aberto.

A investigação ainda está pendente e há contatos com as autoridades espanholas, garantem à Renascença fontes da Comissão Europeia.

Espanha informou Bruxelas de que os impactos ambientais da mina de urânio foram considerados durante a avaliação de impacto ambiental, concluída em 2013.

As autoridades de Madrid afastaram a possibilidade de efeitos ambientais transfronteiriços – em Portugal - significativos antes do lançamento do estudo de impacto ambiental.

O Governo espanhol adiantou que as autoridades portuguesas não solicitaram, nessa altura, participar no processo.

Quanto aos potenciais impactos radiológicos transfronteiriços, Espanha pretende apresentar as informações relevantes no âmbito do tratado EURATOM.

A Comissão Europeia deverá emitir o seu parecer no prazo de seis meses. A opinião de Bruxelas é condição prévia para a concessão de autorização de funcionamento da mina de urânio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    20 fev, 2018 Seixal 17:18
    Esta rapaziada da comissão europeia são uns mouros de trabalho. Seis meses para avaliar e dar um parecer sobre o impacto ambiental.

Destaques V+