Tempo
|
A+ / A-

​Recuperadas três armas roubadas na sede da PSP

19 fev, 2018 - 15:19

As pistolas glock de 9mm foram apreendidas durante uma operação de combate ao tráfico de droga.

A+ / A-

A polícia recuperou três das pistolas da marca glock roubadas há mais de um ano da sede da PSP, em Lisboa, avançou a edição online do “Diário de Notícias” e confirmou a Renascença.

As armas que fazem parte de um lote de 57 que foram roubadas à própria PSP em Janeiro do ano passado.

As pistolas glock estavam na posse de três alegados traficantes que foram detidos.

Foram apreendidas no domingo, durante uma operação de combate ao tráfico de droga.

Nas buscas realizadas nos concelhos de Mafra, Odivelas e Sintra, a PSP apreendeu quase 700 quilos de haxixe e um total de 14 armas: quatro metralhadoras, cinco revólveres, quatro pistolas (entre as quais as três glock) e ainda uma espingarda.

As três armas de 9mm agora recuperadas fazem parte de um lote de 57 que foram roubadas da sede da PSP, em Lisboa. O caso foi conhecido em fevereiro do ano passado.

Outras três armas foram detetadas, no ano passado, pelas autoridades espanholas em Ceuta.

O extravio destas 57 armas foi detetado na sequência da apreensão de uma arma de fogo da polícia durante uma operação policial que decorreu no Porto, em janeiro de 2017.

Do depósito das armas da direção nacional da PSP, onde estão armazenadas algumas armas que não estão distribuídas aos polícias ou aquelas que pertencem a efetivo policial que não necessita de andar armado, foram também extraviadas, juntamente com as 57 glock, os respetivos estojos, carregamentos e os kits de limpeza.

Na altura foram suspensos os dois agentes responsáveis pela listagem das armas, aberto um inquérito e uma comunicação ao Ministério Público para efeitos de investigação criminal.

O inquérito interno da PSP, instaurado por ordem da então ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, apontou para "falhas na área da supervisão e controlo", tendo sido abertos processos disciplinares aos elementos da "cadeia hierárquica" do Departamento de Apoio Geral da direção nacional.

Na altura, o Ministério da Administração Interna determinou também a realização de "um inventário rigoroso" de todas as armas e munições existentes na PSP, GNR e SEF.

A PSP remete mais esclarecimentos sobre a operação realizada no domingo para uma conferência de imprensa na Divisão de Investigação Criminal da PSP, em Lisboa.

[notícia atualizada às 17h39]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    19 fev, 2018 aveiro 19:14
    Roubadas ??????...................vendidas por a porta do cavalo , sim !!!!!!!

Destaques V+