Tempo
|
A+ / A-

Erro na contagem dos votos altera finalistas do Festival da Canção

19 fev, 2018 - 13:26

Afinal, o tema de Jorge Palma passa à final do concurso. A canção de Mallu sai do grupo das sete finalistas apuradas.

A+ / A-

A canção composta por Jorge Palma e interpretada por Rui David está entre as sete apuradas no domingo para competir na final do Festival da Canção, anunciou esta segunda-feira a RTP, depois de ter sido detetado um erro nas votações.

"No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta", refere a RTP num comunicado divulgado a propósito da primeira semifinal do concurso, que decorreu no domingo à noite, em Lisboa.

O erro está na atribuição da pontuação do público às canções compostas por Mallu Magalhães (interpretada por Beatriz Pessoa) e por Jorge Palma (Rui David). Assim, com a correção do erro, a canção de Mallu sai do grupo das sete finalistas apuradas, dando entrada ao tema de Jorge Palma.

"Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos", lê-se no comunicado da estação pública.

Além da canção de Jorge Palma foram apuradas, na primeira semifinal, as canções compostas por Diogo Clemente (interpretada por Peu Madureira), Janeiro (Janeiro), Júlio Resende (Catarina Miranda), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz) e Benjamim (Joana Espadinha).

A canção "Só por ela", interpretada por Peu Madureira, foi a mais votada pelo público na primeira semifinal. "Sem título", interpretada por Janeiro, foi a canção com mais votos do júri.

A votação final foi feita, em igual valor, por um júri e pelo público.

À edição deste ano do Festival da Canção concorrem 26 temas que disputam a escolha do sucessor de Salvador Sobral para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

A RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita no concurso, a estes juntaram-se três autores que responderam a concursos e um outro escolhido por Salvador Sobral.

Nesta primeira semifinal, decorrida no estúdio da RTP e emitida em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP Play, competiram 13 canções: os temas compostos por José Cid (interpretado pelo próprio), Diogo Clemente (Peu Madureira), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz), Janeiro (Janeiro), Jorge Palma (Rui David), JP Simões (JP Simões), Júlio Resende (Catarina Miranda), Benjamim (Joana Espadinha), Mallu Magalhães (Beatriz Pessoa), Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos), Paulo Praça (Maria Amaral) e Rita Dias (Rita Dias).

A segunda semifinal está marcada para domingo, também no estúdio da RTP, em Lisboa, e a final decorre a 4 de março, em Guimarães.

De cada semifinal saem sete finalistas escolhidos por um júri que este ano volta a ser presidido por Júlio Isidro.

A acompanhar o apresentador estão os cantores Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral e Sara Tavares, a radialista Ana Markl, o jornalista Mário Lopes e os compositores Tozé Brito e António Avelar Pinho.

O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois é, Pois ´é
    19 fev, 2018 Português 16:37
    Vá, para quem concorre a pensar que o Pai Natal existe... Ninguém ganhou antes de ganhar! A propósito já foi divulgado o vencedor que vai representar a RTP? (eu sei que ainda não se realizaram a 2ª semifinal nem a final, mas a pergunta tb não é essa)
  • VICTOR MARQUES
    19 fev, 2018 Matosinhos 16:18
    O falcatrua, agora, é sinónimo de erro???!!!...
  • Antonio C Rodrigo
    19 fev, 2018 Viseu 14:25
    A RTP não inspira confiança aos portugueses. Isto enquanto for presidida e orientada por gente sem qualidade, com fortes tendências e se julgam com direito de poder substituir A por B se assim for a sua conveniência. E mais agravante é que estas tendências vão desde as noticias, "politiquismo" passando pelo desporto, "clubismo" e assim por diante. No festival da canção já é um facto crónico.
  • DR XICO
    19 fev, 2018 LISBOA 14:17
    Assim se vê a mediocridade da RTP, logo a tentar a trafulhice a incompetência, o loby Gay por todo o lado na apresentação do programa, Malato e seus meninos, as TVs estão a fervilhar de Gays , nada contra mas começa a haver trejeitos a mais não é preciso tantos gestos efeminizados é só Zés Castelos Brancos por todo o lado

Destaques V+