Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carro Tesla que anda "perdido" no espaço pode voltar à Terra

19 fev, 2018 - 11:47

O regresso poderá acontecer, mas não está para breve. Astrofísicos norte-americanos calcularam a trajetória do carro que está em órbita à volta do Sol para os próximos milhões de anos.

A+ / A-
Space X revela imagens de carro no espaço
Space X revela imagens de carro no espaço

Veja também:


Três astrofísicos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, calculam que existem 6% de hipóteses de o carro vir a colidir com a Terra no próximo milhão de anos.

O descapotável vermelho foi enviado para o espaço pelo megafoguetão Falcon Heavy, da empresa Space X de Elon Musk, também presidente da Tesla (que fabricou o veículo elétrico).

O carro foi enviado com o objetivo de atingir a órbita de Marte, mas atualmente está fora do trajeto previsto e, os primeiros cálculos indicavam que se dirigia para uma cintura de asteróides entre Marte e Júpiter.

A probabilidade de colisão com a Terra é muito baixa, mas os especialistas resolveram calcular com mais exatidão o risco.

As contas confirmam que a hipótese de que o carro vermelho regresse é diminuta: os astrofísicos não prevêem nenhuma colisão no próximo milénio.

A previsão da trajetória indica que o carro irá dar uma volta ao Sol a cada 18,8 meses.

A vida útil do veículo - antes que se desintegre - está estimada em algumas dezenas de milhões de anos. E nesse período o Tesla vai atravessar muitas vezes as órbitas da Terra e de Marte.

Numa dessas travessias, poderá passar muito perto dos dois planetas.

Os astrofísicos calculam que a primeira aproximação do carro vermelho à Terra poderá acontecer em 2091: o Tesla poderá passar mais próximo do que a distância a que estamos da Lua.

Estas “aproximações” e o efeito que podem vir a ter na trajetória a mais longo prazo do Tesla não permitem calcular com tanta exatidão para onde o carro seguirá depois. Para já, os três astrofísicos apontam para que o carro se aproxime primeiro da órbita de Vénus e só depois siga para Marte.

Os cálculos para períodos de tempo mais longos (milhões de anos) apontam que o carro tem 6% de hipóteses de “regressar” à Terra e 2,5% de hipóteses de entrar na atmosfera de Vénus.

Daqui a três milhões de anos, a probabilidade de uma colisão terrestre aumentará para 10%. Mas os astrofísicos reforçam que não há qualquer motivo para preocupação – o carro será queimado ao reentrar na atmosfera da Terra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Muito Bom
    19 fev, 2018 Bonuito 12:21
    Interessante... Isto quer dizer que o carro irá sobreviver à destruição da humanidade. Sim, daqui a milhões de anos não restará nem um bichano neste planeta azul... à beira mar plantado! Em vez de colocarem um boneco no carro podiam lá meter um gay e uma gueya e assim perpetuava-se o que de melhor existiu neste planeta!

Destaques V+