Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo pretende limitar descontos dos medicamentos

19 fev, 2018 - 08:11

Medida prevê que os descontos praticados pelas farmácias não poderão ser superiores a 3%. O objetivo é proteger as farmácias com poder económico mais reduzido.

A+ / A-

O Ministério da Saúde elaborou um projeto de despacho onde prevê que os descontos feitos em medicamentos sujeitos a receita médica venham a ser limitados. A medida pretende que os descontos não ultrapassem os 3% sobre a parte não comparticipada, segundo avança, esta segunda-feira, o jornal "Público".

O objetivo é proteger as pequenas farmácias, tendo em conta que alguns estabelecimentos com grande peso económico praticam descontos entre 10% e 20%. Esta disparidade afasta os consumidores das farmácias locais, localizadas sobretudo no interior do país.

De acordo com o gabinete do ministro da Saúde, esta não é uma decisão fácil, pois a medida pode gerar controvérsia, uma vez que os consumidores estão habituados a comprar medicamentos com descontos. O Estatuto do Medicamento não estabelece qualquer restrição aos descontos praticados e foi aprovado no governo de Sócrates.

A presidente da Associação das Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco, sublinha a importância da medida: "Nós bem queríamos que esta questão fosse regulamentada, porque tem havido uma guerra desleal entre farmácias e este era precisamente um dos pontos do acordo assinado há cerca de um ano com o Ministério da Saúde."

A Direção-geral das Atividades Económicas admite que a medida poderá ter um maior impacto nas cidades com maior densidade populacional, ao contrário do que acontecerá nas zonas onde existe pouca oferta.

No entanto, a Autoridade da Concorrência já adiantou o seu parecer desfavorável, recomendando que não sejam impostos limites aos descontos praticados pelas farmácias, no sentido de “preservar o grau de concorrência atualmente existente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+