Tempo
|
A+ / A-

Jardim promete “bengaladas” se “guerras de alecrim e manjerona” continuarem

17 fev, 2018 - 19:02

"Não me digam que a 'geringonça' é de esquerda, a 'geringonça' é do mais reacionário e conservador que temos em Portugal", disse o histórico social-democrata da Madeira, no 37.º Congresso do PSD.

A+ / A-

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, defendeu, este sábado, "o sonho de Sá Carneiro", de "uma maioria e um Presidente que não seja situacionista" e prometeu distribuir "bengaladas", se continuarem no partido "guerras de alecrim e manjerona".

"Nada de ansiedades, vamos ter de lutar, e lutar até construirmos o sonho de Sá Carneiro, uma maioria e um Presidente que não seja situacionista, mas que seja capaz de fazer um referendo em Portugal sobre a Constituição", defendeu Alberto João Jardim, perante o 37.º Congresso do PSD.

Jardim fez também um apelo à união do partido, desafiando: "Se continuarem a fazer disto uma guerra de alecrim e manjerona, terei de vir aqui para dar umas bengaladas nos meninos mal comportados".

"Agora, mais do que nunca, vamos unir-nos", afirmou.

Alberto João Jardim enunciou sete objetivos para o país, relativamente aos quais "ou o PS converge ou não converge", mas "se não converge, então, o papel do PSD não é dar importância ao PS e falar deles", mas "explicar ao povo português" as consequências de não querer mudar a sua ação.

Esses sete objetivos passam por mais investimento público e privado, o fim da burocracia, a "coragem para a reforma na justiça", um "sistema fiscal mais atrativo" para empresas e cidadãos, a descentralização em todo o território nacional, maior regulação do sistema financeiro, e "uma correta regulamentação da lei da greve no sistema de transportes e de saúde".

"Os portugueses não podem ficar à mercê de chantagens nos transportes e na saúde", declarou.

Para Alberto João Jardim, é precisa uma reforma constitucional e uma reforma na Europa, para a qual defende uma "frente dos países do Sul", rumo a um "federalismo da União Europeia", que garanta os mesmos direitos e distribuição de rendimentos aos trabalhadores do Norte e do Sul.

Sem essa igualdade entre Norte e Sul, decretou: "Estamos num grande 'bluff', estamos numa grande treta".

"PS não é de esquerda"

Numa intervenção de 15 minutos, Jardim argumentou ainda que a solução que apoia o Governo do PS não é de esquerda.

"Sempre aprendi desde pequenino e ouvi dizer que a esquerda é quem transforma. Virem dizer que forças políticas que não querem mudar nada são de esquerda, estão a gozar comigo. Não me digam que a 'geringonça' é de esquerda, a 'geringonça' é do mais reacionário e conservador que temos em Portugal", disse.

Ribau Esteves contra "PSD na terceira divisão"

Antes da intervenção de Jardim, falou ao Congresso Ribau Esteves, ex-secretário-geral do PSD na liderança de Luís Filipe Menezes, defendendo que o partido deve aproveitar o processo de descentralização do Governo que está em cima da mesa para lhe dar "realismo e objetividade".

Pedindo a união dos sociais-democratas, Ribau Esteves defendeu que o PSD não deve deixar "como coisa secundária o ser popular", diferente do populismo, para "conquistar as pessoas" para as suas causas.

"O país não pode ter na primeira divisão dos afetos o Presidente da República, na segunda divisão, António Costa, e o líder do PSD estar na terceira divisão. Temos de estar com o nosso líder na primeira divisão do ser popular. É preciso conquistar o coração dos portugueses", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Duarte
    19 fev, 2018 Dunas 11:57
    Senhor Rui Rio, já sei que o senhor é um outro maóista que encontrou um lugar vago no PSD! Mas vir lançar areia para os olhos, isso é que não! A escumalha que assaltou o poder não é só de esquerda como é estalinista. É reacionária, sim senhor, mas se é conservadora, só se for para conservar a múmia dos matadores da antiga URSS! Na Sibéria é que Rui Rio estava bem!
  • Al
    18 fev, 2018 An 17:24
    É de pantomineiros como o Sr. Adalberto que o Kosta precisa. Se a solução da geringonça não é de esquerda então o que será de nós quando for! Vejam bem a quantidade de leis estalinistas-leninistas que eles a pouco e pouco eles querem ou vão aprovando. Leis contrárias á dignidade do ser humano. Leis que têm somente o objectivo de despir o ser humano da sua dimensão espiritual. Se é este o PSD que eles nos vão apresentar, estamos conversados, VOU VOTAR NO CDS!

Destaques V+