Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“A Espantosa Variedade do Mundo” no Padrão dos Descobrimentos

17 fev, 2018 - 12:46

O monumento à beira Tejo recebe seres extraordinários e criaturas maravilhosas, numa mostra com curadoria de Palmira Fontes da Costa e Adelino Cardoso.

A+ / A-

A exposição “A Espantosa Variedade do Mundo” é inaugurada este sábado no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

O monumento à beira Tejo recebe seres extraordinários e criaturas maravilhosas, numa mostra com curadoria de Palmira Fontes da Costa e Adelino Cardoso.

Os dois académicos trabalharam numa exposição que fala do desconhecido, desde os monstros dos mares até às sereia da Odisseia de Homero, todo um imaginário que ilustra esta exposição, explica Adelino Cardoso.

Ao longo dos séculos, as formas estranhas, os seres que provocavam espanto invadem a literatura, a pintura e outras artes, que se mostram nesta exposição que nos encaminha até ao século XVI e ao surgimento da ciência moderna. Tenta-se perceber e estudar seres como animais com duas cabeças ou gémeos siameses. Séculos mais tarde, estes seres, diferentes tornam-se atrações, indica Palmira Fontes da Costa.

Na sala de exposições do Padrão dos Descobrimentos avançamos no tempo e chegamos ao século XXI, onde a ciência tenta hoje tratar outros defeitos da natureza. Uma colaboração com a fundação Champalimaud permite mostrar na exposição o que de mais atual se faz em laboratório, explica André Valente.

A exposição “A Espantosa Variedade do Mundo” abre este sábado, às 17h00, e pode ser visitada até junho. Nos dias 7 de abril, terá uma visita em língua gestual e,no dia 21 de Abril, uma visita guiada para cegos e ambliopes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+