Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Não é fácil bater a gerigonça, mas é preciso bater a gerigonça”

16 fev, 2018 - 22:28 • Eunice Lourenço , Carlos Calaveiras

Pedro Passos Coelho despediu-se da liderança do PSD com discurso de combate ao Governo.

A+ / A-
Passos Coelho. “Não é fácil bater a gerigonça, mas é preciso bater a gerigonça”
Passos Coelho. “Não é fácil bater a gerigonça, mas é preciso bater a gerigonça”

Pedro Passos Coelho despediu-se esta sexta-feira da liderança do PSD com um discurso em que optou por não falar do passado e dos seus oito anos de liderança. Passos preferiu um discurso de combate ao Governo como se continuasse líder da oposição.

“Não é fácil bater a gerigonça, mas é preciso bater a gerigonça”, afirmou no discurso de cerca de meia hora, ao fim do qual foi aplaudido de pé nesta primeira noite do 37º Congresso do PSD, que decorre até domingo, no Centro de Congressos de Lisboa.

O presidente cessante do PSD começou, precisamente, por dizer que “não é tempo de olhar para trás” e anunciar que deixará escrito o que for preciso deixar sobre os seus oito anos de liderança e quatro e meio de governação.

Depois, Passos Coelho fez questão de fazer alguma reflexão ideológica sobre o que é o PSD, considerando que aquilo que muitas vezes apontam como defeito é a “virtude” dos sociais-democratas. O PSD, disse, é um partido “reformista” que rejeita os vanguardismos e põe de lado os discursos reaccionários e revolucionários.

“Temos um espaço próprio na sociedade portuguesa”, continuou Passos, passando, então, ao ataque ao Governo que espera por Agosto para fazer aumentos de pensões porque “Agosto antecedeu as eleições autárquicas, porque Agosto vai anteceder as eleições legislativas”. O Governo, acusou, “equilibra no dia-a-dia para sobreviver no médio prazo” e tem levado a cabo uma “desqualificação progressiva das políticas públicas”

“Não há vergonha”

Pedro Passos Coelho atacou também o Governo por ter, como ministros e secretários de Estado, muitos nomes que estiveram nos governos liderados por José Sócrates “que levaram o país à bancarrota”.

“Não houve até hoje um pedido de desculpas, um arrependimento. Não há vergonha”, acusou Passos, acrescentando que fica contente com as boas notícias económicas, mas que afinal não são assim tão boas.

O ex-primeiro-ministro disse que vários países europeus estão a crescer com mais força que Portugal e que a economia portuguesa já está a “perder gás”. E porquê? Porque “o Governo está preocupado consigo próprio, não está preocupado com o futuro do país”, respondeu.

Passos Coelho fez questão de deixar recados para dentro do seu partido, avisando que “este é um período que não trará facilidades para o PSD”. Reconheceu, então, que não é fácil “bater a gerigonça”, mas considera que é isso que é necessário para o país.

“Gostamos de desafios difíceis”, disse, deixando também um apelo à união. “É juntando, unindo, que conseguimos acrescentar e chegar mais longe”, afirmou Passos, que ainda gracejou, dizendo que para todos aqueles que achavam que o problema era ele próprio agora deixam de ter essa desculpa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pois é!
    17 fev, 2018 lis 13:12
    Se o actual governo e o seu primeiro ministro Costa, tivesse metade do "colinho" dos media que Passos teve, o País lucrava e estaríamos bem melhor! A união do PSD não passa de uma farsa para atingirem o poder, tudo o resto e o país é conversa! Aliás, a conversa é sempre a mesma, o PSD é um partido de poder!...
  • Desinfecta de vez
    17 fev, 2018 Lisboa 12:41
    O Farsola só fez trampa, agora o Rio tem a responsabilidade de limpar a trampa que ele fez. Farsola até morrer.

Destaques V+