Tempo
|
A+ / A-

Problemas no Portal das Finanças. Contabilistas pedem mais tempo para IVA e despesas

15 fev, 2018 - 19:25

Esta quinta-feira é o último dia para os contribuintes validarem as despesas no e-fatura, mas a tarefa está a ser dificultada pelo elevado afluxo de utilizadores.

A+ / A-

Veja também:


O Portal das Finanças registou uma quebra de funcionamento durante esta quinta-feira, data em que termina o prazo para os contribuintes validarem as despesas no e-fatura.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Nacional de Contabilistas, Vitor Vicente, acredita que o elevado afluxo de utilizadores poderá estar na origem do problema.

“O Portal das Finanças é o único sítio por onde os contabilistas e os cidadãos podem cumprir com uma série de obrigações fiscais, cujo prazo termina hoje. Isto tem motivado um grande afluxo simultâneo ao Portal das Finanças, tanto dos profissionais de contabilidade, como das empresas, mas também dos cidadãos. Hoje a situação tem-se vindo a degradar. Também agora não se está a conseguir ou estar a ser muito difícil enviar as declarações de IVA trimestral que as empresas e os empresários em nome individual têm que até hoje ter para pagar IVA”, alerta Vítor Vicente.

Face a este cenário, o presidente da Associação Nacional de Contabilistas pede um alargamento do prazo de validação das despesas dos contribuintes.

“Nós propomos, pelo menos, um dia para a declaração de IVA e parece-nos que também para a parte dos cidadãos, para a validação das despesas no e-fatura, pelo menos [um adiamento] para sábado seria necessário, embora nos parece que a próxima segunda-feira seria um prazo mais razoável”, defende Vítor Vicente em declarações à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 16 fev, 2018 16:23
    Neste momento nao estou a pensar nisto! Estou a pensar como e que a rtp1 deu cobertura a um assasassino!
  • Ana Maria Dias
    16 fev, 2018 Vimeiro - LOURINHÃ 01:42
    Tenho tentado o acesso, sempre dificultado e bastante lento. Penso que o prolongamento, até à próxima 2ª-feira não seria mal pensado. Obrigada.
  • m concecao sepulveda
    15 fev, 2018 lisboa 23:29
    não se consegue entrar no portal. Pretendo entregar e pagar iva
  • ELSA REIS
    15 fev, 2018 OLHÃO 23:21
    Boa noite Venho por este meio lhe comentar que ainda estou no escritório de contabilidade a tentar enviar as declarações do Iva que tento desde de manhã até agora só consegui mandar uma declaração é vergonhoso estar o site do Portal das Finanças estar Indisponível, mas esta situação já tinha começado desde de ontem, a 14 de Fevereiro de 2018, vou ter reclamar junto aos Serviços Centrais de AT como tenho a prova de documento que imprimi onde diz que não é possível que está indisponível, por isso dê mais 1 dia que estou ao lado dos meu colegas contabilistas.
  • TELMA
    15 fev, 2018 ALVERCA 22:52
    POR FAVOR DEEM NOS MAIS UM DIA PARA VALIDARMOS AS FATURAS , O SITE ESTA CARREGADO DE UTILIZADORES
  • Margarida Cardoso
    15 fev, 2018 Lisboa 22:47
    Foi impossível entrar no e-factura para validar as facturas pendentes. Concordo que se dê mais 1ou 2 dias
  • Inácio
    15 fev, 2018 Almada 22:28
    De facto é inadmissível, impõem a ditadura das declarações pela Internet e depois dá nisto. Incompetência pura e somos um pais pequeno.
  • CARLOS ALBERTO MONTE
    15 fev, 2018 viseu 22:25
    Ao não prorrogarem o prazo é uma autentica vergonha. Estou desde as dezasseis horas para submeter uma serie de declarações em sede de Iva e o sistema está até este momento inoperacional, conforme poderei autenticar pelas fotografias que durante este prazo vou tirando.
  • Maria de Lourdes Amo
    15 fev, 2018 Lisboa 22:23
    Boa noite, agradecia o favor de darem mais tempo, pois hoje o site das finanças não funciona. Percebi a pergunta mal e tenho que mudar o que pus sim passar para não e vice versa. obrigado e bom trabalho. Cumprimentos Lourdes Silva
  • 15 fev, 2018 22:21
    É verdade, tenho tido muita dificuldade. Ontem foi mau, hoje não se consegue entrar no portal e registar as faturas em falta!

Destaques V+