Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos e cardeais têm documento para “aprender a despedir-se”

15 fev, 2018 - 14:46 • Aura Miguel

O esclarecimento é de Francisco. Papa tem a última palavra quanto à saída de funções de todos o seus colaboradores na Santa Sé.

A+ / A-

“Aprender a despedir-se” é o título de um novo documento assinado pelo Papa Francisco, denominado “Motu proprio”, sobre a renúncia por limite de idade dos bispos e cardeais ao serviço da Santa Sé.

O texto cancela o automatismo da resignação aos 75 anos, até agora em vigor, para os membros da Cúria romana e núncios apostólicos.

O novo documento prevê agora que todos os pastores – independentemente do cargo que ocupam – devem apresentar a sua renúncia por escrito, quando completam os 75 anos de idade (tal como já o fazem os bispos diocesanos), mas o Santo Padre “poderá prolongar o seu serviço, se considerar oportuno”.

Entre as razões desta decisão está o aumento generalizado “da qualidade de vida” e “a delicadeza de algumas situações” pastorais e diplomáticas.

Esta decisão implica “a virtude da prudência” e um “adequado discernimento”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+