Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gripe das aves. Primeiro caso humano do vírus H7N4 confirmado na China

15 fev, 2018 - 12:40

Uma mulher de 68 anos foi a primeira pessoa a contrair esta estirpe da gripe das aves.

A+ / A-

As autoridades chinesas confirmam que uma mulher de 68 anos, residente da província de Jiangsu, no leste do país, é o primeiro caso humano da gripe aviária H7N4.

A idosa começou a desenvolver os sintomas no dia de Natal e, entretanto, já recuperou da doença. A mulher foi internada a 1 de janeiro e recebeu alta hospital no passado dia 22 de janeiro.

O diagnóstico de que se tratou de um caso humano de gripe das aves só agora foi confirmado.

"A paciente esteve em contacto com aves vivas antes do início dos sintomas", avança o Centro de Proteção da Saúde de Hong Kong (CHP) em comunicado.

"De acordo com o relatório elaborado pelo Centro de Proteção da Saúde da China, as análises determinaram que os genes do vírus tinham origem aviária", pode ler-se no documento.

As autoridades de Hong Kong reforçam que o crescimento da atividade gripal no inverno “é expectável”, mas frisam que “todas as infeções por gripe A, incluindo o H7N4, são doenças infeciosas monitorizadas na região”.

Evitar contato com aves vivas e zonas húmidas

Para evitar o contágio as autoridades pedem cautela aos turistas e a todos os que contactem com animais de aviário.

“Todos os que visitam o continente chinês ou outras áreas afetadas devem evitar visitar mercados húmidos e mercados de aves vivas ou quintas. Devem também estar atentos à presença de aves de quintal quando visitam parentes ou amigos”, aconselham as autoridades.

"A compra de aves de capoeira vivas ou recém-abatidas deve ser evitada, bem como tocar em aves de capoeira ou nos seus excrementos. É também importante lavar bem as mãos, depois do contacto com aves vivas”, acrescenta o comunicado.

As autoridades de Hong Kong lembram também que todas as pessoas que venham a desenvolver sintomas de gripe após o contacto com aves vivas, devem dirigir-se ao imediatamente ao médico.

Transmissão rara aos humanos

Os subtipos mais frequentemente identificados como de gripe aviária em seres humanos infetados são os vírus H5, H7 e H9, embora tais transmissões sejam raras, adianta o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

Existem nove subtipos conhecidos de vírus H7, dos quais o H7N4 é um e, na maioria dos casos, a infeção humana é pouco comum.

"Os vírus H7 mais frequentemente associados à infeção humana são vírus da linhagem asiática da gripe aviária A (H7N9), que foram detetados pela primeira vez na China em 2013. Embora as infeções humanas sejam raras, resultaram por vezes em doenças respiratórias graves e morte", confirma a instituição dos EUA.

As autoridades de Hong Kong estão preocupadas com a possibilidade de vir a desenvolver-se uma epidemia de gripe aviária na região.

Desde 1997, 18 pessoas da região já foram infetadas com o vírus H5N1, seis das quais morreram.

Hong Kong "permanecerá vigilante e trabalhará em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde e as autoridades sanitárias para monitorizar a evolução da doença".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+