Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. Bruxelas reforça Fundo de Solidariedade com 50 milhões

15 fev, 2018 - 11:44 • Pedro Mesquita

Verba foi anunciada esta quinta-feira, pela comissária para a Política Regional, e deverá ser disponibilizada em maio.

A+ / A-

A Comissão Europeia pretende mobilizar 50,6 milhões de euros para Portugal, no âmbito o Fundo de Solidariedade de apoio ao esforço de recuperação das zonas devastadas pelos incêndios de junho e outubro.

"Trago boas noticias. A Comissão aceitou os pedidos de Portugal, Espanha, França e Grécia para receberem apoio do Fundo Europeu de Solidariedade, na sequência dos desastres naturais que atingiram estes países em 2017. Tudo somado, iremos mobilizar mais de 100 milhões de para os quatro países. São 50,6 milhões para apoiar o esforço português para recuperar as zonas devastadas no ano passado pelos fogos florestais", anunciou, esta quinta-feira, em Bruxelas, a comissária responsável pela Politica Regional, Corina Cretu.

"Quero acrescentar que visitei a zona centro de Portugal no final do ano passado e fiquei completamente chocada pela extensão dos danos. Vi a dor, que resultou desta tragédia que vitimou tantas vidas humanas", disse, ainda, a comissária romena.

A verba disponibilizada por Bruxelas poderá ficar disponível em maio, depois de "carimbada" pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+