Tempo
|
A+ / A-

Papa encontra-se "várias vezes por mês" com vítimas de abusos

15 fev, 2018 - 11:39 • Agência Ecclesia

Porta-voz reforça informação avançada por Francisco em encontro com jesuítas no Peru.

A+ / A-

O porta-voz do Vaticano confirmou, esta quinta-feira, que o Papa se encontra “várias vezes por mês” com vítimas de abusos sexuais, em reuniões privadas que normalmente não são noticiadas.

O anuncio de Greg Burke surge no dia em que foram publicadas as declarações de Francisco no seu encontro de janeiro último com grupos de jesuítas no Peru, a 19 de janeiro, na revista ‘La Civiltà Cattólica’, com o pontífice a revelar que, normalmente, “à sexta-feira”, se reúne com pessoas que foram abusadas sexualmente por membros do clero ou em instituições da Igreja Católica.

“O Papa Francisco ouve as vítimas e procura ajudá-las a curar as graves feridas causadas pelos abusos sofridos. Os encontros decorrem com a maior reserva, por respeito às vítimas e ao seu sofrimento”, precisa a sala de imprensa da Santa Sé.

No texto publicado na “Civiltà Cattolica”, aprovado pelo pontífice, Francisco fala numa realidade “horrível” e uma “grande humilhação para a Igreja”.

“É preciso ouvir o que sente alguém que foi abusado. Às sextas-feiras – às vezes sabe-se, outras não – encontro-me habitualmente com algumas destas pessoas”, referiu.

O Papa aponta o dedo ao “nível de hipocrisia” de alguns membros das comunidades católicas perante este problema, que classifica como “a maior desolação que a Igreja está a sofrer”.

Francisco confessou ter sentido “vergonha” quando um dia, ao passear por Buenos Aires, ouviu um pai chamar o seu filho quando o viu, pedindo-lhe “cuidado com os pedófilos”.

“Às vezes exibem-se ‘prémios de consolação’ e há mesmo quem diga: ‘Sim, olha as estatísticas, 70%, não sei, dos pedófilos está no meio família, os conhecidos; depois nos ginásios, nas piscinas; a percentagem de pedófilos que são padres católicos não chega a 2%’”, relatou.

Para o Papa, não é legítimo minimizar este problema, que destrói as vítimas.

No final de janeiro, Francisco enviou ao Chile o arcebispo maltês D. Charles Scicluna para analisar a situação do bispo Juan Barros, que está a ser acusado de ter encoberto os casos de abusos sexuais envolvendo a Igreja Católica naquele país.

O Papa abordou os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero ou em instituições da Igreja Católica no Chile, durante um encontro em Santiago com as autoridades políticas, civis e membros do corpo diplomático do país, no início do segundo dia da sua vista àquele país da América do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+