Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passadeira vermelha sem saltos altos e decotes? Pode acontecer em Berlim

15 fev, 2018 - 11:32

Uma atriz alemã, Anna Brüggemann, propõe um “dress-code” alternativo. A favor do conforto feminino e porque "chegou a hora de termos outras imagens e modelos".

A+ / A-

A atriz alemã Anna Brüggemann está a encorajar as mulheres que desfilem na passadeira vermelha do Festival de Cinema de Berlim para que não o façam de saltos altos, vestidos justos e decotes pronunciados.

O objetivo da campanha de sensibilização da atriz é chamar a atenção para as diferentes expetativas em relação à forma como homens e mulheres se vestem nas cerimónias.

Se o novo "dress-code" for adoptado, o desfile na passadeira vermelha do Festival de Berlim, que abre esta quinta-feira, poderá fazer história.

"A passadeira vermelha representa um retrocesso até à década de 1950", declarou Brüggemann em entrevista ao jornal “The Guardian”.

A atriz considera que se “espera que as mulheres se enfiem em vestidos apertados, com decotes profundos e calcem saltos impossivelmente altos, para corresponder às expectativas e terem uma imagem ‘vendável’”, explicou.

“Chegou a hora de termos outras imagens e modelos em que nos possamos inspirar, de mulheres obstinadas e não convencionais”, acrescentou.

A alemã lançou a campanha nas redes sociais sob a “hashtag” #NobodysDoll (“boneca de ninguém”, em tradução literal) e quer que o movimento se estenda a outras passadeiras vermelhas.

“A partir deste Festival de Cinema de Berlim, vamos ampliar o entendimento daquilo que se pode ou não vestir na passadeira vermelha. Vamos alargar o ‘dress-code’ em todas as direções, queremos poder ser extravagantes ou discretas. Recebemos com encanto todos os que se queiram juntar a este movimento, todos os que queiram usar a ‘hashtag’ e todos os que decidam por si próprios aquilo que os que faz sentir bonitos. Vamos começar já a diversão, sem qualquer intenção de lhe pôr fim”, pode ler-se no manifesto.

Depois da cerimónia dos Globos de Ouro se ter vestido de negro - num protesto simbólico contra o assédio sexual em Hollywood, no âmbito da iniciativa “Time’s Up” e na sequência do movimento #MeToo – agora, a atriz alemã quer uma mudança de estilo também nas cerimónias europeias.

Globos de Ouro. Passadeira vermelha vestiu-se de negro e as mulheres fizeram-se ouvir
Globos de Ouro. Passadeira vermelha vestiu-se de negro e as mulheres fizeram-se ouvir
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+