Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente do Comité Olímpico vai visitar a Coreia do Norte

12 fev, 2018 - 10:34

Thomas Bach deverá visitar Pyongyang depois do encerramento dos Jogos Olímpicos de inverno.

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, tem planos para visitar a Coreia do Norte após os Jogos Olímpicos de inverno que se realizam na Coreia do Sul.

A deslocação de Bach a Pyongyang acontecerá na sequência do convite do país ao presidente do Comité Olímpico Internacional, no âmbito do acordo entre o comité e as duas Coreias.

"Todas as partes interessadas receberam o convite para visitar a Coreia do Norte", avançou Thomas Bach em entrevista à agência Reuters.

Falta apenas acordar a data conveniente para as três partes interessadas, “para continuar o diálogo no que diz respeito ao desporto. Veremos quando vai acontecer”, acrescentou.

Os Jogos Olímpicos de inverno na Coreia do Sul terminam a 25 de fevereiro.

Na cerimónia de abertura dos jogos, os líderes norte e sul-coreanos deram um aperto de mão histórico e permitiram ao comité olímpico apresentar o evento como uma oportunidade de negociar a reaproximação política entre os dois países.

A Coreia do Norte concordou em participar dos jogos em Pyeongchang depois de tanto a Coreia do Sul como o comité olímpico terem afirmado que a participação seria entendida como um “gesto de paz”.

Apesar de os dois países estarem tecnicamente ainda em guerra, atletas dos dois lados marcharam juntos na cerimónia de abertura. Esta edição dos jogos é também a primeira onde compete uma equipa de hóquei no gelo feminino composta por elementos das duas Coreias.

A Coreia do Sul quer usar os jogos olímpicos como forma de aproximação ao Norte e possivelmente abrir caminho para conversas sobre o programa de armas nucleares de Pyongyang.

"Podemos mostrar que vale a pena sentarmo-nos a discutir, a negociar, e, eventualmente, chegar a bom resultado”, disse Thomas Bach.

O Comité Olímpico Internacional e as duas Coreias assinaram um acordo tripartido a 20 de janeiro em Lausanne, que definiu os detalhes da participação olímpica da Coreia do Norte, incluindo o número de atletas, as modalidades em que participariam, bem como os pormenores relativos à marcha conjunta.

O acordo foi visto como um avanço, já que há mais de 12 anos que os dois países não marchavam juntos nuns Jogos Olímpicos.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, recebeu dois dos mais altos funcionários da Coreia do Norte na cerimónia de abertura, incluindo a irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un.

Segundo as autoridades sul-coreanas, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong Un terá convidado Moon para visitar Pyongyang, preparando o cenário para a primeira reunião oficial de líderes coreanos em mais de uma década.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+