Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cerca de 300 sismos registados nas últimas horas nos Açores

12 fev, 2018 - 08:21

Segundo dados provisórios do IPMA, apenas quatro terão sido sentidos. Veja as recomendações da Proteção Civil à população.

A+ / A-

Desde a madrugada desta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou perto de 300 sismos na ilha de São Miguel.

“É uma falha que está a mexer e entrou em atividade. Estas situações são normais. A última vez que aconteceu foi em 2005”, explica à Renascença Lígia Marques, do centro de sismologia da IPMA.

Os abalos registados são todos de magnitude fraca a média, tendo o mais forte atingido uma magnitude de 3,2 na escala Richter. Dos cerca de 300, apenas quatro foram sentidos.

Mas a especialista do IPMA diz que “é de esperar mais sismos”, tendo em conta a atividade da falha geológica.

“As pessoas só têm de saber que estamos numa situação de crise, que há aqui uma libertação de energia que pode espoletar um ou outro sismo mais forte”, avisa Lígia Marques.

As placas tectónicas começaram a mexer-se “por volta das 2h00 da manhã. Vamos ver como se comporta. Pode ser que fique por aqui ou aguentar mais uns dias”, adianta.

Avisos à população

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que mantenha a calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas.

A população não deve "acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás", deve observar se a casa sofreu danos graves e sair imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança".

O Serviço de Proteção Civil recomenda ainda que, em caso de dúvida sobre a integridade dos circuitos de gás, eletricidade ou água, estes devem ser desligados imediatamente.

"Nunca utilize os elevadores, confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar e verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros", indica o serviço de proteção civil.

É também recomendado à população cuidados a ter com vidros partidos ou cabos de eletricidade, a limpar imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado e a soltar os animais domésticos.

O Serviço Regional de Proteção Civil pede ainda a população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante (tsunami), a ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

Proteção Civil já recebeu vários telefonemas

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recebeu alguns pedidos de informação da população de São Miguel durante a noite, depois dos vários sismos que estão a afetar a região do Congro.

Os pedidos de informação não revelaram alarme, “porque esta situação não é nova para os açorianos”, afirma fonte da Proteção Civil citada pela agência Lusa e segundo a qual o serviço se encontra de prevenção e atento à situação.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) adianta em comunicado que desde as 23h47 de domingo (00h47 em Lisboa) foi registado um incremento significativo da atividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel, numa zona epicentral localizada entre o Vulcão do Fogo e o Sistema Vulcânico Fissural do Congro.

Segundo o CIVISA, os abalos mais fortes foram sido sentidos em Porto Formoso, Furnas, Vila Franca do Campo, Água d'Alto, Maia, Fenais da Ajuda e Rabo de Peixe.

O CIVISA indica que continua a acompanhar o evoluir da atividade, emitindo novos comunicados se a situação o justificar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eulália Moniz
    12 fev, 2018 São Miguel, Ponta Garça 11:11
    E em Ponta Garça também sentesse bastante!

Destaques V+