A+ / A-

México em alerta devido a roubo de material radioativo

10 fev, 2018 - 00:05

Um densímetro nuclear desapareceu de um veículo, no município de León, no estado de Guanajuato.
A+ / A-

O governo do México emitiu um alerta para sete estados devido ao roubo de uma fonte radioativa que pode ser perigosa para a saúde humana se for removida do recipiente.

Em comunicado, a Coordenação Nacional de Proteção Civil disse que um densímetro nuclear desapareceu na quinta-feira de um veículo, no município de León, no estado de Guanajuato.

O alerta envolve as unidades de Proteção Civil dos Estados de Guanajuato, Querétaro, Jalisco, Michoacán, San Luis Potosí, Aguascalientes e Zacatecas.

A Proteção Civil avisou a população que, no caso de encontrar a referida fonte, não deve manipular o equipamento nem aproximar-se, estabelecendo um perímetro de segurança de pelo menos cinco metros.

O México já registou 11 outros incidentes de roubo de material radioativo desde finais de 2013, o mais recente dos quais em outubro passado, na cidade de Tepic.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.