Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Poluição no Tejo. Análises da Celtejo em segredo de justiça

09 fev, 2018 - 17:03

O caso remonta ao dia 24 de janeiro, quando um manto de espuma branca com cerca de meio metro cobriu o rio Tejo na zona de Abrantes. Resultados das análises à empresa Celtejo ainda não são conhecidos.

A+ / A-
Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes
Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes

O caso de poluição no rio Tejo entrou em segredo de justiça, anunciou esta sexta-feira a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), em comunicado. O segredo abrange as análises às descargas da empresa Celtejo.

O Departamento de Investigação e Ação Penal de Castelo Branco decretou “que todos os elementos já coligidos, bem como todos os demais elementos juntos e a obter, relativos à investigação no âmbito do processo de inquérito – Crime de Poluição no Rio Tejo - se encontram sujeitos a segredo de justiça”.

“Todos os órgãos, serviços, ou pessoas com contacto com o referido processo, estão impedidos de divulgar quaisquer informações, designadamente elementos de prova, resultados de análises ou de outras quaisquer diligências”, refere a IGAMAOT.

O caso remonta ao dia 24 de janeiro, quando um manto de espuma branca com cerca de meio metro cobriu o rio Tejo na zona de Abrantes, junto à queda de água do açude insuflável, num cenário descrito como "dantesco" pelo proTEJO e como "assustador" pelo município.

A Inspeção-Geral do Ambiente ordenou a realização de inpeções aos afluentes das empresas de pasta de papel Paper Prime, Navigator e Celtejo e das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Velha de Rodão, Abrantes e Mação.

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou, a 31 de Janeiro, que a carga poluente que afetou o rio Tejo na zona de Abrantes teve origem nas descargas da indústria da pasta de papel.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Abrantes encontra-se em incumprimento dos parâmetros a que está obrigada, mas os incumprimentos não são considerados "expressivos", anunciou o inspetor-geral do Ambiente, Nuno Banza, a 5 de Fevereiro.

Foram ainda recolhidas amostras em três unidades industriais: Paper Prime, Navigator e Celtejo. As duas primeiras empresas estão a cumprir, mas em relação à Celtejo ainda não há resultados devido a "constrangimentos inusitados", disse o mesmo responsável.

Os resultados das novas análises à Celtejo deveriam ser conhecidos esta semana, mas esta sexta-feira o caso entrou em segredo de justiça.

Na sequência deste caso de poluição, o Ministério do Ambiente ordenou várias restrições à Celtejo, entre as quais a redução em 50% das descargas de efluentes no Tejo.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Mota
    12 fev, 2018 Abrantes 02:52
    De repente o segredo de justiça funciona!!!! Só não vê quem não quer, pá... O 25 de Abril foi tudo uma fantochada, a justiça e a imprensa continuam a serem manietada por poderes superiores. A carneirada continua a berrar....
  • Alfredo
    09 fev, 2018 Nóvoa 17:17
    Chiuuuuuuuuuuuuuu, é segredo. Falem baixinho...

Destaques V+