Tempo
|
A+ / A-

Visto de Fora

​“Portugal tem ainda muitas reformas para fazer”

09 fev, 2018 - 11:40 • Ricardo Conceição

A legislação laboral em Portugal, os avisos de Bruxelas e a irritação com os cafés que mantém as portas abertas em tempo frio são alguns dos temas do Visto de Fora desta semana.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 09/02/2018

Bruxelas reafirma o aviso: Portugal precisa de rever a protecção (muito forte) dos trabalhadores dos quadros. Um aviso que se repete e que divide a opinião dos comentadores do Visto de Fora.

Olivier Bonamici defende que “Portugal tem ainda muitas reformas para fazer” e “António Costa tem de ter um pouco mais calma”, Portugal não é um El Dourado. O jornalista francês lembra que em França se segue o caminho da Flexisegurança. É importante encontrar um equilíbrio e “Portugal ainda não o encontrou”, acrescenta Olivier Bonamici.

Por seu lado, Begoña Iñiguez não encontra uma proteção desmesurada dos trabalhadores e confessa-se “um pouco farta destes conselhos de Bruxelas”. A jornalista espanhola sugere aos tecnocratas de Bruxelas que comparem com maior atenção a legislação laboral dos diversos países (norte e sul). “Os contratos são cada vez mais precários”, acrescenta a jornalista espanhola.

Nesta edição fala-se ainda do novo governo alemão, que entrega as Finanças ao centro-esquerda do SPD e da qualidade dos produtos portugueses. Portugal exporta luxo e tecnologia, algo que “não acontecia há 20 anos” como refere Olivier Bonamici.

Mas há mais: Begoña Iñiguez queixa-se do frio em Portugal e dos cafés que teimam em deixar as portas abertas e ignoram a temperatura exterior. Já Olivier Bonamici não suporta empregados de mesa que usam auricular.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+