Tempo
|
A+ / A-

Sporting

Vasco Lourenço "desconsiderado". "O melhor é Bruno de Carvalho procurar outra vida"

09 fev, 2018 - 12:45 • José Pedro Pinto

Capitão de Abril e reconhecido sócio leonino abdicou do cargo que ocupava no Conselho Leonino. Vasco Lourenço "convida" o presidente do Sporting a abandonar o cargo. Assembleia geral que decidirá futuro de Bruno de Carvalho poderá estar "mal informada", alerta, em entrevista a Bola Branca.

A+ / A-

Vasco Lourenço considera que o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, não tem condições para continuar no cargo e chega a afirmar que o emblema leonino ficaria "melhor" sem a figura do seu líder máximo.

O coronel, ícone da revolução que deitou por terra a ditadura em Portugal, em 1974, renunciou, esta semana, ao lugar que ocupava no Conselho Leonino, em clara rota de colisão com Bruno de Carvalho, juntando a sua ao rol de vozes que têm vindo a expressar descontentamento pelo estilo de liderança do presidente verde e branco.

"Bruno de Carvalho mostrou a natureza que tem. Foi uma decepção. Acreditei que fosse possível trabalhar com ele. Hoje, para mim, é uma pessoa que prefiro não qualificar e preferiria que ele não fosse presidente do Sporting",declara Lourenço, em entrevista a Bola Branca, acrescentando que as últimas tomadas de posição de Bruno de Carvalho apenas confirmaram que o presidente está a mais em Alvalade.

"Independentemente dos resultados, que estão a ser bons, quer no campo desportivo quer no financeiro. Nestes últimos dias, se já tinha uma péssima imagem junto de muita gente, depois daquela última sessão de quase uma hora a falar aos sócios e das afirmações que fez e dos posts que anda a colocar no Facebook, o melhor para o Sporting é que o Bruno de Carvalho vá à procura de outra vida", assinala Vasco Lourenço, catalogando-se a si próprio como "desconsiderado" por Bruno de Carvalho.

"Senti-me desconsiderado, como membro do Conselho Leonino. Tinha sido convidado pelo próprio Bruno de Carvalho para um órgão que ele diz que não serve para nada. Assim, demiti-me para evitar bocas de que os conselheiros tinham benesses. Não estou agarrado a qualquer benesse e que não aceito ser desconsiderado e tratado como ele tratou o Conselho Leonino", explica.

O "ADN" do tio-avô Pinheiro de Azevedo

Por variadíssimas ocasiões, Bruno de Carvalho associou o seu carácter e forma de liderar ao do seu tio-avô, Pinheiro de Azevedo, antigo primeiro ministro de Portugal. Vasco Lourenço conviveu de perto com o Almirante que tem em Bruno de Carvalho um sobrinho-neto que terá absorvido apenas parte do seu "ADN".

"Conheci extraordinariamente bem o Almirante Pinheiro de Azevedo. Tinha virtudes extraordinárias, mas também tinha enormes defeitos. Na minha opinião, o Bruno de Carvalho tem o 'ADN' do tio-avô mas só copiou as partes negativas. As partes positivas, não as tem", remata.

Futuro de BdC cima da mesa a 17 de Fevereiro. "AG's mal informadas são mais facilmente manipuladas"

E, então, em que ficamos para a decisão de 17 de Fevereiro? Bruno de Carvalho anunciou a marcação de uma assembleia geral de sócios para esse dia e deixou a ameaça clara: ou os novos estatutos e as alterações que preconiza para o regulamento disciplinar são aprovadas com 75% dos votos ou abandona a presidência do Sporting.

Vasco Lourenço confessa desconhecer que desfecho terá a reunião magna, no Pavilhão João Rocha. Todavia, o ex-conselheiro leonino deixa um alerta, em Bola Branca, sobre a possibilidade de uma manipulação por desinformação dos próprios associados.

"As assembleias gerais são sempre muito mais fáceis de manipular do que um grupo mais pequeno. Por isso é que o Conselho Leonino, tendo lá as várias tendências, era muito mais fácil discutir de forma profunda as questões do que numa assembleia geral. Quando digo 'manipular' quero dizer que quando uma assembleia geral está mal informada é mais facilmente manipulada. E essa manipulação é feita com intervenções populistas. Se os sócios estão mal informados? Falta fazer a discussão à volta do tipo de Sporting que será construído se as propostas forem aprovadas. E não houve essa discussão", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helena Matos
    10 fev, 2018 Coimbra 12:30
    Lá andam os sportinguistas à batatada. Quem é q ganha com a coisa? Se o Sporting está bem, e, ao q parece, nunca esteve tão bem desde os idos de Inácio, por que razao anda tudo à trolha e ao murro? Esqueçam as capelinhas, ofereçam um dicionário decente e um livro de boas maneiras ao BC (não se atura e chega a raiar a insanidade alguns discursos do homem), ponham-lhe um adesivo na boca qdo a criatura está a debitar alarvices, ofereçam-lhe um retiro num curso de boa educação no defeso e deixem que a gestão continue, q é a única coisa q se salva. Bem diz um amigo meu sportinguista: o Sporting tem tido presidentes cultos e educados mas má equipa; hoje, por sorte, visão ou boa gestão ou tudo junto, tem uma boa equipa mas um inculto e mal educado à frente. É uma escolha que o clube tem de fazer; não há mundos perfeitos. É a vida, como diz o outro.
  • Leão de Amsterdam
    09 fev, 2018 Amsterdam 20:14
    Como Capitão de Abril só o posso recordar com orgulho ter no SCP um heroi de 1974,quanto á vida do Spoting clube de Portugal atual aí é outra história,sr comandante o SCP estava de cócoras como Portugal antes da revolução da qual o sr fez parte.Hoje o sr escolheu ao que parece o retorno do Sporting ao passado ao encostar-se á oposição saudosista? Caro Sr o nosso clube escolheu seguir em frente foram as eleições que escolheram e muito bem esta direção 90/100 de votos presidida por Bruno de Carvalho,acabar com tudo o que está mal dentro do clube a podridão do passado tem de ser mesmo passado estava dentro do plano,acabar com CL.o Sr só tem de rever a sua posição e escolher o lado certo ou seja a atual direção boa noite sr Vasco Lourenço
  • Bruninho
    09 fev, 2018 Beira 19:09
    "Conselho Leonino... uiiiiiiiiiiiiiiiii(que medo)"
  • José Silva
    09 fev, 2018 Gaia 15:24
    Como diz hoje Nuno Saraiva e muito bem, a maioria da comunicação social escreve sempre e miseralvelmente a lápis vermelho.E pessoalmente também incluo nesta "equipa" os responsáveis da Bola Branca. É por isso que muita gente deixou de ouvir este programa, e cada vez menos tem menos ouvintes. Há muito tempo aliás que eu já o tinha feito infelizmente, mas quem não consegue ser isento, não merece outra coisa.!
  • esteves
    09 fev, 2018 braga 14:14
    este vasco lourenco e mais um ladrao que passou de capitao a general
  • João Silvestre
    09 fev, 2018 Lisboa 13:40
    Porque é que vocês dão voz a um "qualquer" Vasco lourenço, e não ma dão a mim, por exemplo, João Silvestre? Que representa esse homem mais que eu no Sportinguismo?
  • 09 fev, 2018 13:22
    Este tambem se esta a tornar complicado!

Destaques V+