Tempo
|
A+ / A-

Pyeongchang

Quando os Jogos Olímpicos de Inverno arriscam ser demasiado frios

08 fev, 2018 - 14:34

A cidade anfitriã, Pyeongchang, na Coreia do Sul, tem registado temperaturas na ordem dos 25 graus Celsius negativos, que se tornam um obstáculo à prática de algumas modalidades, assim como um perigo para a saúde de atletas, "staff" e espetadores.

A+ / A-

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, correm sérios riscos de se tornarem os mais frios de sempre, dado que está a assustar os próprios atletas.

Poderá o frio ser excessivo até para os Jogos de Inverno? Estas Olimpíadas devem, de facto, ser frias, no entanto, Pyeongchang atingiu um nível que obriga, até, a adaptações ao próprio evento. A questão é que os -25 graus Celsius previstos são, por exemplo, demasiado frios para nevar, pelo que a organização terá de usar neve falsa.

Cerimónia de abertura à prova

O primeiro teste será a cerimónia de abertura, na sexta-feira, e há mesmo ecos de que alguns atletas poderão não comparecer. A equipa de Itália aconselhou elementos do "staff" que tenham problemas de saúde a não marcar presença e pediu aos atletas que não parem de se mexer.

A equipa dos Estados Unidos criou, em associação com o estilista Ralph Lauren, casacos aquecidos, especiais para a cerimónia de abertura, e a australiana Lydia Lassila rejeitou ser porta estandarte, para evitar o frio. O Reino Unido criou um equipamento que conjuga "performance e calor".

De facto, não é apenas a temperatura de base que assusta equipas e atletas: o vento faz baixar os valores meteorológicos a pique.

Eventos poderão ser adiados

Os regulamentos do esqui "cross-country", ou de fundo, ditam que, perante temperaturas de -20ºC, as corridas devem ser adiadas.

Ora, naturalmente, já muitos eventos olímpicos foram adiados, no passado, devido ao vento, à neve ou ao nevoeiro. Porém, tal nunca aconteceu, pura e simplesmente, porque estava demasiado frio.

Os esquis têm de ser renovados diariamente, porque a neve adere à base e torce-a. Além disso, a neve fica mais dura e dificulta as curvas dos atletas. Os trenós e "skeletons" ficam lentos em superfícies geladas.

O Estádio Olímpico de Pyeongchang foi construído sem telhado, para poupar tempo, e não tem aquecimento central, considerado demasiado caro. Assim, os espetadores terão acesso a compressas elétricas, cobertores, almofadas de cadeira aquecidas e blusões impermeáveis.

Os Jogos Olímpicos de Inverno têm início na sexta-feira, às 11h00, e terminam a 25 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+