Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ministro congratula-se com recuperação da qualidade da água do Tejo

07 fev, 2018 - 18:36

João Matos Fernandes considera que as medidas adotadas nos últimas dias fizeram tiveram um efeito positivo.

A+ / A-

O ministro do Ambiente congratulou-se esta quarta-feira com a recuperação da qualidade da água do Tejo junto a Abrantes, que atribuiu às medidas adotadas nos últimos dez dias, e anunciou o reforço da remoção dos sedimentos na barragem do Fratel.

João Matos Fernandes falava no final da cerimónia em que foram assinados, no Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres, na Golegã, projetos aprovados para a Desobstrução, a Regularização Fluvial e o Controlo de Cheias em vários pontos do país, a maior parte dos quais respeitantes a infraestruturas existentes nas margens do Tejo.

O ministro afirmou que, depois dos valores de oxigénio registados no passado dia 24 de janeiro na barragem do Fratel, de 1,1 miligramas por litro (muito próximo do ponto em não é permitida vida), os 7 miligramas por litro registados na terça-feira revelam que as medidas adotadas nos últimos 10 dias fizeram "todo o sentido".

"Neste momento temos uma qualidade da água a caminho de boa, já dentro dos padrões normais, mas os dados dizem que nesta altura do ano já deviam estar nos 9 miligramas por litro. De 1,1 temos 7, a recuperação foi muito boa e estou muito otimista com o que fizemos e com o muito que temos para fazer", disse.

Matos Fernandes afirmou que vai agora ser "aumentada a capacidade para remoção dos 12.000 metros cúbicos de sedimentos que têm origem na industria da celulose que estão na albufeira do Fratel", uma "intervenção complexa, de grande cuidado ambiental" e que, "com a consequente monitorização", permitirá reduzir "muito significativamente a probabilidade de acontecimentos como estes se voltarem a repetir".

Frisando que, nos últimos 25 anos, o caudal do Tejo se reduziu em praticamente 25%, o ministro afirmou que, tal como foi anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa, no parlamento, as licenças passadas às empresas vão ser "adaptadas à capacidade do rio", o que vai acontecer já no final de março para as "10 maiores instalações que podem poluir o Tejo".

O responsável do Governo pela pasta do Ambiente referiu os 72 milhões de euros que estão a ser investidos na reparação e construção de novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) ao longo do rio, "já com um grau de execução bastante elevado", o que, disse, mostra que o seu Ministério está a trabalhar sobre esta questão "há muito tempo".

Matos Fernandes apontou ainda o aumento dos pontos de recolha de amostras no Tejo, que subiram de quatro para 14 "a funcionar em pleno".

"Portanto, conhecemos o que está a acontecer no Tejo e só fizemos o que fizemos porque sabíamos o que estava a acontecer", disse, frisando que não era possível imaginar a quantidade de sedimentos que se acumularam no fundo da albufeira de Fratel desde o inicio do turbinamento para produção de energia e que em parte provocaram o fenómeno de poluição mais recente.

Sobre a licença da Celtejo, o ministro afirmou que a revisão da sua capacidade incidirá sobre o valor original e não sobre a licença precária, que em 2016 triplicou a capacidade de descarga enquanto decorriam as obras da nova ETAR, em fase de conclusão, e sobre a qual foi imposta uma redução de 50% depois do incidente de 24 de janeiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+