Tempo
|
A+ / A-

Papa sobre as Coreias. “Trégua olímpica traz-nos esperança”

07 fev, 2018 - 11:02 • Aura Miguel

Na audiência geral desta quarta-feira, Francisco fez também um apelo relacionado com o Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas.

A+ / A-

O Papa saudou a participação conjunta das Coreias nos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam esta quinta-feira na cidade sul-coreana de Pyeong Chang.

Durante a audiência geral desta quarta-feira, Francisco sublinhou que "a tradicional trégua olímpica adquire este ano especial importância", porque “as delegações das duas Coreias vão desfilar juntas, sob uma só bandeira e vão competir como uma só equipa".

"Isto traz-nos esperança num mundo em que os conflitos se resolvem pacificamente com diálogo e respeito recíproco, tal como o desporto nos ensina a fazer”, acrescentou.

Francisco cumprimentou o Comité Olímpico Internacional, os atletas que participam na competição, as autoridades e o povo da península da Coreia.

Disse ainda que reza e renova “o empenho da Santa Sé para apoiar todas as iniciativas úteis a favor da paz e do encontro entre os povos” e espera “que estas Olimpíadas sejam uma grande festa da amizade e do desporto”.

“Migrações sem tráfico. Sim à liberdade! Não ao tráfico!”

Na mesma ocasião, o Papa fez também um apelo relacionado com o Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, cujo tema deste ano é: “Migrações sem tráfico. Sim à liberdade! Não ao tráfico!”

Francisco recordou as poucas possibilidades de canais regulares de migração, facto que leva muitos migrantes a “aventurar-se por outras vias, onde os esperam abusos de todos os tipos, exploração e redução à escravidão”.

Neste contexto, “as organizações criminais que se dedicam ao tráfico de seres humanos, utilizam estas rotas migratórias para esconder as próprias vítimas entre os migrantes e os refugiados”.

O Papa convidou “cidadãos e instituições, a unirem esforços para prevenir o tráfico e garantir proteção e assistência às vítimas” e a rezar a Deus “para que converta o coração dos traficantes e dê a esperança de recuperação da liberdade a quantos sofrem por causa desta praga vergonhosa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+