Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fumo branco na Alemanha. Merkel e sociais-democratas alcançam acordo

07 fev, 2018 - 09:14

A imprensa alemã avança que a CDU de Angela Merkel e o SPD de Martin Schulz já fizeram a distribuição de pastas ministeriais.

A+ / A-

Mais de quatro meses depois das eleições, foi alcançado um acordo para formar o novo Governo de coligação da Alemanha. A maratona de negociações de começou na noite de terça e terminou durante a manhã desta quarta-feira.

Segundo a imprensa, os sociais-democratas ficam com os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Finanças e Trabalho. Já os conservadores ficam com as pastas da Economia e da Defesa.

O líder da CDU (União Social-Cristã), Horst Seehofer, o terceiro partido a integrar o governo, ficará como ministro federal do interior.

O Partido Social-Democrata (SPD) exigia que fosse incluído no programa uma reforma do sistema de saúde e um enquadramento dos contratos de trabalho a termo certo, o que terá atrasado o acordo.

O compromisso, no entanto, ainda precisa de passar por uma votação dos militantes do Partido Social-Democrata (SPD) de Martin Schulz, que deve acontecer nas próximas semanas. O resultado da consulta, que deve ser anunciado em março, é considerado incerto.

O país estava sem Governo desde as legislativas de setembro, eleições que deixaram o país sem uma maioria evidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+