Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Câmara de Lisboa pondera pôr o Estado em tribunal

06 fev, 2018 - 22:44

Há uma "quebra da confiança do Estado", diz Fernando Medina. Em causa está a Taxa Municipal de Proteção Municipal, que foi declarada inconstitucional.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, pondera pôr o Estado em tribunal por causa da declaração de inconstitucionalidade da Taxa de Proteção Municipal.

Em declarações à TVI 24, Fernando Medina considera que há uma "quebra da confiança do Estado" e que os serviços da autarquia estão a estudar avançar com um processo judicial.

O autarca argumenta que, depois dos incêndios de 2005, o Governo defendeu uma maior intervenção das câmaras na prevenção e combate aos incêndios e admitiu que os municípios poderiam criar uma taxa para o financiamento dessa missão.

“O Estado atribuiu competências às autarquias, em 2006, o Estado legislador diz como se financiam, criem-se as taxas e, depois, o próprio Estado, anos mais tarde, sem os municípios terem qualquer capacidade de avaliar a constitucionalidade, veem-se com decisões que dizem: este caminho não pode ser seguido”, diz Fernando Medina sobre a decisão do Tribunal Constitucional.

O tribunal declarou inconstitucional a Taxa de Proteção Municipal e obrigou a Câmara de Lisboa a devolver o dinheiro aos munícipes.

“No caso do município de Lisboa, nós estamos a estudar com toda a atenção e determinação a colocação de uma ação judicial em relação a esta quebra de confiança do Estado”, afirma Fernando Medina.

A Taxa Municipal de Proteção Civil, chumbada a 19 de dezembro do ano passado, começou a ser cobrada aos proprietários em 2015 e veio substituir a taxa de conservação e manutenção dos esgotos, que passou a ser associada à do saneamento. A 19 de dezembro o Tribunal Constitucional anunciou o chumbo desta taxa.

No total, vão ser devolvidos 58,6 milhões de euros a quase 205 mil contribuintes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    07 fev, 2018 Seixal 18:49
    Deve ter estudado pelos mesmos livros dos pafiosos no que diz respeito às inconstitucionalidades.
  • José
    07 fev, 2018 Oeiras 16:54
    É só conversa!!! Ia lá por o amigo costa em tribunal. Devolvam o dinheiro que andaram a roubar e devia ser com juros.
  • João Lopes
    07 fev, 2018 Viseu 11:26
    “Há uma quebra da confiança do Estado”? Sim há uma quebra da confiança nos governantes e há razões para isso!

Destaques V+