Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Veja em direto. Foguetão Falcon Heavy enviado para o espaço (com um carro a bordo)

06 fev, 2018 - 17:29

Se tudo correr bem, o foguetão da SpaceX, de Elon Musk, vai deixar um Tesla vermelho numa órbita próxima de Marte.

A+ / A-

O foguetão gigante Falcon Heavy, com o qual a empresa privada SpaceX espera realizar missões para Marte no futuro, vai descolar esta terça-feira no Cabo Canaveral (Flórida), nos Estados Unidos, para uma viagem de teste com um carro a bordo. O lançamento foi reagendado para as 20h45 (hora de Portugal Continental).

O presidente da SpaceX, Elon Musk, que também dirige a empresa de automóveis Tesla, confirmou esta terça-feira na sua conta no Twitter que "todos os sistemas têm uma luz verde para o lançamento".

Esta viagem serve para testar se o Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, pode ser usado para transportar carga para o espaço.

Um carro elétrico da Tesla, vermelho, será a carga que o Falcon Heavy deixará numa órbita próxima de Marte se a missão decorrer como planeado.

O último teste antes do lançamento de hoje ocorreu no dia 24 de janeiro, foi bem-sucedido e consistiu na ignição dos 27 motores do foguetão simultaneamente.

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972) que levaram o homem para a Lua, tanto que os bilhetes foram colocados à venda e são esperadas milhares de pessoas no Cabo Canaveral.

O objetivo da empresa SpaceX é usar o foguetão gigante para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos, graças à sua potência e capacidade apenas superados pela aeronave Saturn V, que atuou nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70.

O Falcon Heavy viajará para o espaço a uma velocidade de 11 quilómetros por segundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+