Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médico Larry Nassar condenado a nova sentença até 125 anos de prisão

05 fev, 2018 - 15:53

Este é o terceiro processo em que Nassar está envolvido por abusos sexuais contra jovens ginastas.

A+ / A-

Larry Nassar, antigo médico da equipa de ginástica dos Estados Unidos, já condenado a uma pena de até 175 anos de prisão por abusos sexuais contra jovens ginastas, foi condenado esta segunda-feira a mais uma pena que pode ir de 40 a 125 anos de prisão. A sentença foi decretada por um tribunal no estado norte-americano do Michigan.

Este é o terceiro processo em que Nassar está envolvido por abusos sexuais contra jovens ginastas.

O médico já foi condenado a 60 anos de prisão (por posse de pornografia infantil), depois a uma pena que vai de 40 a 175 anos de prisão por ter agredido pelo menos 265 raparigas durante duas décadas. Esta sentença foi decretada no condado de Ingham, num caso separado que envolvia os mesmos crimes.

O médico, agora com 54 anos, utilizava o seu estatuto para abusar das atletas e outras estudantes, muitas delas menores, e dizia-lhes que eram tratamentos médicos. Nassar admitiu ser culpado.

Larry Nassar – médico da selecção olímpica norte-americana em quatro Jogos Olímpicos – foi durante anos considerado um homem de confiança das ginastas de elite dos Estados Unidos. Entre as testemunhas ouvidas em tribunal contam-se as campeãs olímpicas de ginástica artística Aly Raisman e McKayla Maroney. Também Simone Biles e Gabby Douglas revelaram nas redes sociais que foram vítimas do médico.

A procuradora-geral adjunta Angela Povilaitis disse durante a sessão judicial desta segunda-feira que as vítimas e os seus pais não se devem sentir culpados pelo que aconteceu e que essa culpabilização tem de acabar. Disse ainda, segundo a AP, que as próprias autoridades acreditaram no médico durante anos e que, “de cada vez que se livrava das acusações, [Nassar] ganhava poder para continuar os seus abusos”.

Pai de vítimas tenta atacar Larry Nassar em pleno tribunal
Pai de vítimas tenta atacar Larry Nassar em pleno tribunal
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Victor Marques
    05 fev, 2018 Matosinhos 17:44
    Quando ele cumprir a pena, aposto que não se mete noutra!!!...

Destaques V+