Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislação laboral. Coligação que sustenta o Governo pode estar em causa, diz BE

03 fev, 2018 - 12:52

Para o Bloco de Esquerda o futuro da solução de governo pode depender da posição do PS em relação a legislação do trabalho aprovada no tempo da "troika".

A+ / A-

Se não aceitar mudar a legislação do trabalho aprovada no tempo da "troika", António Costa pode pôr em causa a coligação que sustenta o Governo. A ideia foi defendida pelo deputado José Soeiro, em declarações ao programa da Renascença, Em Nome da Lei.

"Se não mudarmos a legislação do trabalho, não estamos a completar a recuperação de rendimentos, nomeadamente para os trabalhadores do privado", considera o bloquista. "E a recuperação de rendimentos é o cimento da atual aliança política. A maioria que existe no parlamento foi uma maioria que se constituiu para devolver redimentos", reforça o deputado.

Para o Bloco a devolução de rendimentos aos portugueses "passa também pelos rendimentos que foram retirados aos trabalhadores por via da legislação laboral", que em 2012, "significou uma transferência de riqueza de 2,3 mil milhões dos trabalhadores para as entidades empregadoras", afirma José Soeiro.

Uma ideia também sublinhada pelo PCP. A deputada comunista Rita Rato considera necessário reverter a legislação laboral. E acusa o Governo e o PS de preferir as alianças do Executivo com as empresas.

"É muito evidente que o PS continua muito amarrado aos compromissos com os grupos económicos e com o patronato", afirma a deputada que não concorda com a opção de discutir a legislação laboral em sede de concertação social. "Porque o Governo sabe que a confederações patronais estão em maioria" em relação às associações sindicais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+