Tempo
|
A+ / A-

Inquérito a violação do segredo de justiça na operação "Lex"

02 fev, 2018 - 21:16

Em causa está o facto de jornalistas terem chegado primeiro do que as entidades judiciais ao local das buscas.

A+ / A-

O Ministério Público abriu um inquérito relativo à violação de justiça no âmbito da Operação Lex, revelou esta sexta-feira a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.

Em causa está o facto de jornalistas terem chegado primeiro do que as entidades judiciais ao local das buscas realizadas na terça-feira, designadamente à casa do juiz desembargador Rui Rangel, arguido no processo.

À margem do XI Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que começou esta sexta-feira no Funchal, a procuradora-geral da República lamentou a violação do segredo de justiça no caso do juiz Rui Rangel, adiantando que "já foi aberto um inquérito".

A operação conta com um total de 13 arguidos, entre os quais o juiz desembargador, que é suspeito de ter vendido decisões judiciais.

O Conselho Superior de Magistratura (CSM) decidiu, esta sexta-feira, “suspender preventivamente” os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, “com execução imediata, por imperativo de relevante interesse público”.

O CSM refere que os dois juízes “foram constituídos arguidos” e são suspeitos de “crimes de corrupção/recebimento indevido de vantagens, de branqueamento, de tráfico de influência e de fraude fiscal”.

Esta é – consideram o conselho – “uma muito grave, dolosa e reiterada violação dos deveres profissionais”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+