A+ / A-

Fundação Fé e Cooperação angariou 2.210 “Presentes Solidários”

02 fev, 2018 - 16:29 • Ângela Roque

Balanço da campanha de Natal foi divulgado pela FEC. Presentes vão ajudar 10 comunidades carenciadas em países lusófonos e no Iraque.
A+ / A-

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) recebeu 432 encomendas de “Presentes Solidários” em 2017. Os dados foram divulgados em comunicado pela organização não governamental ligada à Igreja católica. Ao todo foram angariados 2.210 presentes, que agora vão ser entregues às comunidades previamente identificadas.

A Fundação lembra que “são já muitas as pessoas que fazem destes presentes uma oferta habitual aos seus familiares e amigos”, transformando o Natal “numa ocasião de solidariedade” e num “motivo de partilha com outras famílias e comunidades que estão distantes”.

“Podemos dizer que esta campanha aproxima povos e culturas e torna-nos participantes e activos na construção de um mundo mais justo e mais fraterno”, escreve ainda a FEC, lembrando que desde que foi lançada, em 2006, a campanha “Presentes Solidários – Dar a Duplicar” já conseguiu angariar mais de 30 mil bens e serviços destinados a comunidades carenciadas de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Iraque e Sudão do Sul.

Nesta última edição houve quem oferecesse livros para uma biblioteca no Brasil, lençóis e toalhas para São Tomé e Príncipe, mas também materiais de construção para o Iraque. Uma ajuda fundamental nesta altura: “oferecer um conjunto de cimento e tijolos a uma família yazidi que regressa agora à sua casa destruída pela guerra, compromete-nos com o futuro destas pessoas, que até agora estavam deslocadas”, sublinha a ONGD católica.

Para garantir a quem participou na campanha “que o seu donativo chega efetivamente às comunidades desfavorecidas apoiadas por esta iniciativa”, a Fundação Fé e Cooperação, em articulação com os parceiros que tem no terreno, nos vários países, procura que o processo de compra e entrega dos presentes seja “o mais célere possível”, e possa ser testemunhado com fotos, vídeos ou depoimentos escritos, que ao longo dos próximos meses serão partilhados no site da campanha e através do Facebook.

A FEC é uma organização não-governamental de apoio à cooperação e ao desenvolvimento. Foi criada pela Conferência Episcopal Portuguesa, pela Confederação Nacional dos Institutos Religiosos e pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos, no contexto das celebrações dos cinco séculos de ação missionária da Igreja Católica em Portugal, que decorreram entre 1990 e 2000. Tem por missão promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas, inspirados pelo Evangelho e pela Doutrina Social da Igreja Católica.


legislativas 2019 promosite
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.