Tempo
|
A+ / A-

​Chamadas falsas no INEM. Pode dar prisão, mas são feitas 20 mil por ano

01 fev, 2018 - 07:34 • Celso Paiva Sol

São mais de 50 as chamadas que, diariamente, escapam à primeira triagem feita pela PSP.

A+ / A-

O INEM continua a receber uma média de 20 mil chamadas falsas por ano. De acordo com os dados a que a Renascença teve acesso, são mais de 50 chamadas por dia que escapam à primeira triagem feita pela PSP, a entidade que gere o sistema 112, e acabam por chegar aos operadores do INEM.

Em entrevista à Renascença, o presidente do INEM, Luis Meira, explica que se tratam de situações “construídas com o objetivo de eventualmente obter uma resposta por parte do sistema perante uma situação que não existe”.

Luis Meira refere que há “situações em que aparentemente quem ligou tem precisamente a intenção de perturbar a vida de terceiros, referindo-se a uma situação que obriga ao envio de meios e que, por exemplo a meio da noite, vão perturbar determinada pessoa” ou outras situações em que as pessoas “inventam histórias, às vezes até para ver os meios a passar”.

O presidente do INEM considera estas práticas muito graves porque não só representam centenas de horas perdidas pelos operadores dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes, como levam ao acionamento anual de 7.500 meios de emergência.

Nesta entrevista à Renascença, Luis Meira recorda que “esta situação é crime”, punível com pena de prisão até um ano ou 120 dias de multa, e que nas “situações em que efetivamente há uma perturbação grande dos serviços, com o acionamento de muitos meios de emergência, essas ocorrências são participadas ao Ministério Público”.

Numa altura em que muito se fala da dificuldade e dos custos do acesso à emergência médica, o ano de 2017 ampliou uma outra preocupação: as chamadas que não constituem qualquer emergência médica e que acabam reencaminhadas para a Linha Saúde 24.

Só o ano passado foram 75 mil, cerca de 200 por dia. Seja pela análise dos registos telefónicos, seja através de outros estudos que comparam, por exemplo, as triagens feitas pelo INEM com as que são feitas à chegada aos hospitais, a conclusão é que uma significativa percentagem de casos podia ou devia ter sido resolvidos com o aconselhamento especializado que é fornecido pela Linha Saúde 24.

Entre chamadas verdadeiras, chamadas falsas e falsas emergências, no total, o 112 recebeu, em 2017, um milhão e 370 mil telefonemas, um número semelhante ao registado em anos anteriores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+