Tempo
|
A+ / A-

Jovens na internet só com autorização dos pais? Governo estuda hipótese

28 jan, 2018 - 09:47

“O ideal, e esperemos que o Governo opte por essa situação, são os 13 anos", defende a Associação Miúdos Seguros na Net.

A+ / A-

Veja também:


Os jovens com menos de 16 anos podem deixar de poder ter acesso à internet sem autorização dos pais, a partir do final de Maio.

A possibilidade está a ser estudada por um grupo de trabalho criado pelo Governo, com vista a aplicar regras europeias.

Um regulamento comunitário põe em causa o acesso livre dos menores aos serviços de informação. No entanto, dá alguma margem de manobra aos Estados-membros, explica à Renascença Tito de Morais, da Associação Miúdos Seguros na Net.

“O ideal, e esperemos que o Governo opte por essa situação, são os 13 anos, isto porque o consentimento parental e os limites de idade não são eficazes como medida de mediação ou regulamentação parental”, defende.

O responsável da Associação Miúdos Seguros na Internet recorda um estudo segundo o qual “mais de 40% dos jovens menores de 13 anos mentem sobre a idade para aceder às redes sociais”.

Na data em que se celebra o Dia da Protecção de Dados, a Miúdos Seguros na Net organiza este domingo um encontro de jovens para debater as novas regras europeias sobre acesso aos serviços de informação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Pedro
    29 jan, 2018 Cantanhede 20:38
    Não acho bem fazerem porque cada pai(pai e mãe)tem de ter consciência no que faz e no que deixa fazer os filhos.
  • Nãoprecisadesaber
    29 jan, 2018 17:44
    O governo é para governar não para proíbir,tratem das secas dos incendios e da economia que os pais tratam dos filhos.
  • Rui
    28 jan, 2018 Lisboa 12:48
    Não está em causa a proteção dos miúdos no acesso à conteúdos obscenos porque as televisões com uma montanha de canais com conteúdos para maiores de 18 continuarão acessíveis, o que está em causa é desronsabilizar toda e qualquer entidade pública com responsabilidade na educação de menores alegando que o jovem não conseguiu por culpa das acções dos pais.
  • miguel
    28 jan, 2018 lisboa 12:23
    há uma maneira mais natural de resolver o problema: educar os míudos!
  • BLABLA
    28 jan, 2018 BLABLA 12:09
    BOM DIA ! ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA VISTO QUE OS PAIS NEM EDUCAÇÃO BÁSICA DÃO AOS FILHOS TEM QUE SER ESCOLA TAMBÉM A FAZER ISSO ELES AGORA E QUE DÃO ORDENS AOS PAIS E SE NÃO CUMPRIREM SÃO AGREDIDOS OU MORTOS PELOS FILHOS ! TENHO UM CASO NA FAMÍLIA QUE MORA AO MEU LADO OS PAIS E OS AVÓS NÃO FAZEM NADA A UM INDEVIDO QUE TEM QUASE 25 OU 26 ANOS QUE PASSA DIAS INTEIROS DESDE AS 10 OU 11 DA MANHA ATE SE CALHAR 5 OU 6 DA MANHA DO DIA SEGUINTE TODOS OS DIAS HÁ NÃO SEI QUANTOS ANOS ! NEM A PRÓPRIA JANELA DO QUARTO E CAPAZ DE FECHAR A HORAS DECENTES AS VEZES TEM QUE LA IR A MÃE OU ALGUÉM DELES FAZ-ELO ! JÁ CHAMAMOS A ATENÇÃO DESSE FACTO AOS PAIS E AOS AVÓS E FICARÃO CHATEADOS POR ISSO COMO SE DE ALGUMA MENTIRA SE TRATASSE ! NESTE PRECISO MOMENTO JÁ ESTA EM PLENA ACTIVIDADE DE JOGO E QUASE 12 HORAS JÁ ESTA NISTO DESDE AS 10 E TAL ! EDUCAÇÃO DELE E ZERO ! CUMPRIMENTOS
  • joao almeida
    28 jan, 2018 Aveiro 11:57
    este governo "democrático" é o governo das proibições ...quando não tem ideias inovadoras usa a mais simples PROIBIR a ser assim este governo resolve tudo ...basta proibir há seca faz-se uma lei que proíbe as secas, se há muitos acidentes de viação proíbe que as pessoa andem de carro etc etc GOVERNO DAS PROIBIÇÕES
  • João gil z
    28 jan, 2018 Lisboa 11:51
    É ridiculo. Esta gente que vai por estes caminhos de proibição disto e daquilo não percebe rigorosamente nada do mundo em que vivemos e vamos viver ainda mais imersiva e intensamente. Perdem tempo e o nosso dinheiro, porque os contribuintes é que pagam isto tudo. Os paizinhos a delegarem no estado as suas responsabilidades únicas e não delegaveis de educarem e zelarem pelo bem estar e desenvolvimento dos filhos. E o estado felicíssimo com a idéia, porque o estado sempre adorou controlar pessoas, proibir e subtrair liberdade aos indivíduos. Aos que preferiam voltar a viver na era das cavernas devia dar-se-lhes a oportunidade de viver nesse ambiente, mandando-os para uma caverna de onde não pudessem sair.
  • d
    28 jan, 2018 lisboa 11:11
    Não é o governo que estuda a hipótese, é um grupo de trabalho criado pelo governo, o que não é o mesmo. A notícia apresentada da maneira acima é falsa.
  • C
    28 jan, 2018 LX 10:41
    Mas estamos numa ditadura????? Os pais são quem deve permitir vigiar ou proibir as crianças e filhos. O Estado tem de cumprir as suas funções INCENDIOS SEGURANÇA SAÚDE etc e deixar de legislar em géneros, livros e programas permitidos etc Rua com esta ditadura de pensamento único de esquerda encaputada
  • Gonçalo Albuquerque
    28 jan, 2018 houilles 10:29
    Eu so na entendo é que preocupam se com a internet e os " males" que fazem as crianças, mas deixam nas ver Bigbrothers, telenovelas, programas de entretenimento por vezes com cenas bem "dividosas" etc etc.... enfim de facto vivemos num mundo do politicamente correcto, ao abrirmos a boca ou escrever ou seja o que for, temos que ter sempre cuidado cpm o politicamente correcto.... antes era a censura feita e nada se sabia... e o mundo lutava por justamente poder falar livremente.... agora é a censura do politicamente correcto.... cada vez mais estou a ficar desiludido com o destino que a humanidade esta a levar....

Destaques V+