A+ / A-

​Encontro Cristão junta católicos e evangélicos em Sintra

27 jan, 2018 - 10:50 • Ana Lisboa

“A Mão de Deus” é o tema escolhido para o encontro que decorre no Centro Cultural Olga Cadaval.
A+ / A-

Conhecer e dar a conhecer a Mão de Deus é o desafio lançado no Encontro Cristão, que se realiza este sábado, em Sintra e está aberto a todos os que quiserem participar.

“A Mão de Deus” é o tema escolhido para este Encontro Cristão. Foi “sugerido por uma Comissão Ecuménica Mundial”, explica Luís Parente Martins, promotor do encontro.

“O que nós queremos é dar a conhecer cada vez mais a mão de Deus aos outros. Mas também queremos, sobretudo, celebrar esta mão de Deus”, porque ela é uma “mão criadora, é uma mão que nos sustenta, uma mão que nos ampara, que nos indica caminhos”, admite este responsável.

O evento vai decorrer este sábado, às 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, um espaço maior para acolher mais participantes, já que esta iniciativa tem crescido de ano para ano.

Luís Parente Martins recorda que tudo começou há oito anos na “Paróquia do Algueirão, no salão paroquial. Entretanto, como não cabíamos lá todos, passámos para o salão paroquial de S. Miguel, em Sintra. O ano passado reunimos mais de 500 participantes. Agora, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra também achou que este era um evento interessante para o concelho e quis dar-lhe a relevância e cedeu-nos a sala do Olga Cadaval, onde nós esperamos ter muita gente”.

Antes de começar o encontro, a partir das 17h00 estão previstas várias actividades para jovens que decorrem na Igreja de São Miguel, mesmo em frente ao Olga Cadaval.

Vão haver “uma série de workshops em que tentamos, de alguma forma, descobrir e comprometermo-nos em ser esta Mão de Deus em várias dimensões humanas, nomeadamente, temos um workshop sobre a Mão de Deus na ciência, a Mão de Deus na família, na arte, no serviço social, na política, no mundo digital. São uma série de temáticas em que teremos animadores tanto católicos, como evangélicos. Tentamos que haja sempre uma dupla das duas tradições a fazer a animação desta temática”.

Neste Encontro vão estar presentes representantes de várias Igrejas cristãs: António Calaim o Presidente da Aliança Evangélica, D. Jorge Pina Cabral, Bispo da Igreja Lusitana, um representante da Igreja Presbiterana e ainda D. Joaquim Mendes, por parte da Igreja Católica.

Estes encontros começaram a ser organizados há 8 anos pelo núcleo de Sintra do Movimento dos Focolares.

Para além desta iniciativa ecuménica, católicos e evangélicos também dão as mãos em vários projectos solidários na região de Sintra. “Nós temos a Plataforma Comunidade que presta uma assistência social aos sem abrigo. (…). São assistidos umas noites pelos católicos e depois a carrinha no dia a seguir sai com uma Associação Evangélica e presta essa assistência”. Em colaboração com a PAR, dão ainda apoio a duas famílias de refugiados.

Partilhar experiências em conjunto, uma aposta e um desafio de católicos e evangélicos em Sintra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Vasconcelos
    29 jan, 2018 Algueirão 23:52
    Foi um momento marcante para mim, sentir que a unidade dos cristãos é possível, basta abrir o coração, e estar disponível para os outros. Ninguém é feliz sozinho. Como tivemos a oportunidade de ouvir o Sr. Presidente da República. As boas notícias tem de ser dadas. Esta é uma . Obrigado RR.
  • Clara Santos
    27 jan, 2018 Sintra 12:42
    Obrigada! La estaremos!