Tempo
|
A+ / A-

PSD responsabiliza ministro do Ambiente por poluição no Tejo

25 jan, 2018 - 19:30

Um manto de espuma branca com cerca de meio metro cobriu na quarta-feira o rio Tejo na zona de Abrantes

A+ / A-

O PSD exige explicações ao ministro do Ambiente pelo problema da poluição em certas zonas do Tejo, considerando João Matos Fernandes responsável pela situação "por inação e incompetência".

"O PSD deu a oportunidade ao Governo de, no Orçamento do Estado, reforçar as verbas para a fiscalização do rio Tejo. O senhor ministro veio à Assembleia da República dizer que não era preciso, que tinha os meios necessários. O que é facto é que o Tejo está continuamente poluído e cada vez está pior", criticou o deputado do PSD eleito por Santarém Duarte Marques.

Lamentando que o Estado não consiga resolver este problema, o deputado social-democrata sublinhou que "a poluição não vem do Tejo nem cai do céu".

"Há um conjunto de empresas e de entidades que poluem o Tejo, o Governo tem de ter meios para descobrir quem são, fazer a monitorização da sua atividade e acabar com isto", exigiu.

Numa pergunta dirigida ao ministro do Ambiente, assinada também pelos deputados Nuno Serra, Teresa Leal Coelho, Luís Leite Ramos, Bruno Coimbra e Emídio Guerreiro, o PSD coloca dez questões concretas ao Governo sobre que medidas rápidas vai tomar para parar com a poluição no rio Tejo e se tenciona indemnizar os que dele vivem.

Nessas perguntas, os sociais-democratas questionam ainda se o Governo tem "dados e evidências recentes" sobre a responsabilidade das empresas Celtejo e Centrolviva, em Vila Velha de Rodão, e da empresa CAIMA -- Indústria de Celulose, em Constância, pela poluição do rio Tejo.

"É mais fácil um simples guarda prisional fazer monitorização do que acontece no Tejo do que as autoridades responsáveis", lamentou.

Duarte Marques disse mesmo ter dúvidas de que o poder político "tenha coragem" para actuar nesta situação: "Em Portugal é mais fácil fechar uma discoteca do que uma fábrica poluidora", afirmou.

O PSD admite, caso as respostas que sejam dadas por escrito não sejam esclarecedoras, pedir a audição do ministro do Ambiente no Parlamento.

"O senhor ministro deu garantias no parlamento que não era preciso mais nada para cumprir a sua obrigação. A situação agrava-se desde que ele é ministro: ou é acusado de incompetência ou de irresponsabilidade", resumiu.

Um manto de espuma branca com cerca de meio metro cobriu na quarta-feira o rio Tejo na zona de Abrantes, junto à queda de água do açude insuflável, num cenário descrito como "dantesco" pelo grupo ambientalista proTEJO e como "assustador" pelo município.

"Ando nisto há mais de três anos e este é um cenário dantesco e nunca visto", disse à Lusa Arlindo Marques, dirigente do Movimento pelo Tejo -- proTEJO, que neste período tem registado e denunciado episódios de poluição no rio, partilhando-os na internet.

Também à Lusa, o vereador do Ambiente na Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, disse à Lusa ter sido surpreendido por um "nível de poluição visual brutal", uma situação "assustadora" e "acima de todos os parâmetros" ali registados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando alves
    28 jan, 2018 Fig foz 09:44
    Mais uma vez o eucalipto no centro da kestao FOGO POlUIÇÃO
  • 27 jan, 2018 aldeia 16:33
    Quando estiveram no #desgoverno" o que fizeram? que medidas tomaram para que situações destas não fossem uma realidade? deveriam ir todos os deputados e ministros limparem o Tejo,assim talvez dessem valor e começassem a actuar mais eficazmente.
  • Carlos
    27 jan, 2018 Lisboa 15:50
    A responsabilidade é duma Justiça ineficaz de Juízes incompetentes que nao aplicam as leis com coimas que deixem de fazer moça.Os poderes instalados os compadrios leva a que exista impunidade nestes crimes ambientais.Já ninguém acredita na Justiça.
  • ironia
    26 jan, 2018 pt 16:58
    Os PSDs a acusarem os outros de incompetência!...não param de se verem ao espelho! A começar pelo Huguinho lider da bancada parlamentar muitos outros primam pela incompetência! Sentados e sentadas abanamcpm a cabeça e batem palmas à sua incompetência!
  • lá vêm estes!...
    26 jan, 2018 lx 16:53
    Ao ataque! ...a Cristas diz esfola e estes dizem logo mata! Durante 4 anos cortaram tudo e desinvestiram nos serviços empobrecendo o Estado e o país e têm a desfaçatez de virem acusar quem anda a repor aquilo que eles destruiram. Para se destruir basta um segundo, mas para se construir pode levar anos! Vão trabalhar, malandragem!
  • Juan Panvini
    25 jan, 2018 Mafra 21:09
    Não há pachorra, estas "democratas" cortaram tudo, reduziram o que podiam e o que não podiam, venderam ao desbarato as empresas do estado, agora dizem que o ministro é responsável? MANDAM os desputados TRABALHAR.
  • F Soares
    25 jan, 2018 A da Gorda 20:32
    Estes gajos pafiosos até parece que não estiveram 4 a nos no Governo ! Não, não são sérios ! A culpa será de todos os governos que não fecharam as industrias poluentes e dos tribunais que aliviam as multas a essas empresas. ! Um Nojo!

Destaques V+