Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes

25 jan, 2018 - 08:33

Ambientalistas descrevem mais "um dia negro para a história da poluição no rio Tejo". Dirigente do proTEJO deixa apelo ao Presidente e fala em "novas acções de protesto".

A+ / A-
Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes
Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes

Um manto de espuma branca com cerca de meio metro cobriu o rio Tejo na zona de Abrantes, junto à queda de água do açude insuflável, num cenário descrito como "dantesco" pelo proTEJO e como "assustador" pelo município.

"Ando nisto há mais de três anos e este é um cenário dantesco e nunca visto", disse à agência Lusa Arlindo Marques, dirigente do Movimento pelo Tejo - proTEJO, que neste período tem registado e denunciado episódios de poluição no rio, partilhando-os na internet.

O ambientalista sublinhou que a "água castanha" e o "manto de espuma da morte" que cobria na quarta-feira uma extensa parte das águas na zona de Abrantes (distrito de Santarém) constituíam "um dos piores cenários" jamais registados neste troço do maior rio ibérico.

"Parece o cenário de um filme, tanta espuma que mal deixa ver a água", sublinhou, lamentando a continuação de "gravíssimos problemas ambientais, sociais e económicos".

O ambientalista destacou "a indignação e o desespero dos pescadores" e de outros sectores de atividade, referindo que, com as águas nestas condições, os peixes não vão entrar no estuário e subir o Tejo.

"Não há peixe que sobreviva a isto e os pescadores, os restaurantes e outros setores do turismo acumulam prejuízos e antecipam mais um desastre para a época da desova que se avizinha", observou.

Poluição “assustadora”

Contactado pela agência Lusa, o vereador do Ambiente na Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, disse ter sido surpreendido por um "nível de poluição visual brutal", uma situação "assustadora" e "acima de todos os parâmetros" ali registados.

"Não temos informação da origem", observou, referindo que a Agência Portuguesa do Ambiente "esteve no local a recolher amostras da água", aguardando a autarquia por mais informações das entidades competentes.

Também contactado pela Lusa, o Ministério do Ambiente disse que a tutela está consciente da situação e continua a acompanhar "de forma muito intensa tudo o que se passa no rio Tejo".

Arlindo Marques especificou, depois de percorrer outras zonas, que é da zona de Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco) para sul que se nota esta poluição: a montante dessa zona, referiu, as águas estão límpidas, mas "para baixo [a jusante] das fábricas lá instaladas, a água vem castanha e corre para Lisboa".

"Hoje é mais um dia negro para a história da poluição no rio Tejo", vincou o ambientalista.

O dirigente do proTEJO disse ainda que "novas acções de protesto e manifestações" poderão ocorrer, depois da reunião de trabalho que o movimento ambientalista tem agendada para o dia 24 de fevereiro.

"Alguém tem de pôr mão nisto, seja o Presidente da República, seja o Governo, porque, por este caminho, qualquer dia não há vida no rio", apelou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ramiro Silvério
    25 jan, 2018 Amadora 19:18
    Este país é assim , gente corrupta, nem governo nem presidente, querem saber desta e doutras situações semelhantes, porque o dinheiro, neste país compra tudo e todos. BANDA DE CORRUPTOS E ORDINÁRIOS.
  • João ramos
    25 jan, 2018 Cacém 13:19
    Acho engraçado a autarca da camera dizer que estão de pés e mãos atados.onde está o ministério do ambiente ? No escritório com o AC ligado, inúteis.
  • Antonio
    25 jan, 2018 Palmela 13:11
    É triste esse crime ambiental,as autoridades só não apanham os criminosos porque não querem.....e há outro problema ,o dinheiro esconde muita coisa , infelizmente é o sistema do nosso país
  • Indignado
    25 jan, 2018 Lisboa 12:48
    VERGONHA! Que gentalha é esta, desta Agência Portuguesa do Ambiente, que andam há anos a recolher amostras e a fazer suposta análises. Estas populações estão totalmente desprotegidas, não há na zona MINISTÉRIO PÚBLICO, POLÍCIA, ou quem quer que se seja, que investigue tanto os da Agência Portuguesa do Ambiente que nada fazem há anos, como os poluidores, ou vivendo ali, não os incomoda, esta situação?
  • Maria Saraiva
    25 jan, 2018 Paço de Arcos 12:29
    Vivo junto ao Tejo, maravilhoso . Como é possível uma coisa destas? Para quando um ponto final. ... Vou ficar atenta ao nosso lindo Tejo. Não o quero morto .... Quero ver bem vivo , para os meus netos. Ficarem felizes , castigo a quem faz isto .....
  • Mafurra
    25 jan, 2018 Lisboa 12:11
    Saber quem foi, hoje em dia não é difícil. É para isso que servem as análises. Haja alguém que GUARDE uma garrafa de vidro lavada e seca com esse veneno. Para depois não virem dizer que era um produto inócuo. Depois é só uma questão de VONTADE DA PARTE DO GOVERNO. Incêndios, enxurradas com pó das cinzas, descargas de produtos venenosos..., mas o que é que estão a fazer a este país ?
  • António José Nunes C
    25 jan, 2018 Fátima 12:04
    Empreendedores do meu país, está oportunidade caiu do céu, arranjar já um festival musical com festa da espuma. A espuma deve ter causa naturais, algas ou algo assim, não poluição de certeza. Um governo com apoio dos verdes não iria permitir um atentado ecológico. Tenham calma que está tudo bem e controlado. 🤮🤮🤮🤮
  • Carapaufrito
    25 jan, 2018 Aveiro 12:03
    Mas que vergonha para estes políticos, sejam eles de que bordo forem, e a justiça então nem se fala, e por cima os políticos fazem-nos querer que á especialistas em Portugal muito, mas mesmo muito qualificados, mas não são capazes de encontrar os culpados, nem vale a pena dizer o que penso.
  • Rui Almeida
    25 jan, 2018 Torres Novas 11:51
    Isto é uma vergonha. E ainda por cima ameaçam este Senhor Arlindo por divulgar esta pouca vergonha, por crime de difamação. É preciso não haver vergonha nenhuma. Já agora, onde anda o ministro do ambiente? Onde andam os deputados dos "verdes"? Onde anda o deputado do PAN? Senhores politicos, tenham vergonha na cara e justifiquem o salário que o povo vos paga.
  • Mário Oliveira
    25 jan, 2018 SINTRA 11:47
    Escusas de ficar preocupado, porque ninguém vai fazer NADA. A preocupação é repartida, os pescadores estão preocupados com o peixe, outros estão preocupados com o Turismo, outros com o mau aspecto etc etc. Por isso é uma perda de tempo ficar preocupado.

Destaques V+