Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Bispos impressionados com solidariedade dos portugueses

24 jan, 2018 - 23:07 • Teresa Paula Costa

O que aconteceu em Portugal demonstra a importância de cuidar da criação, como pede o Papa Francisco, refere o padre Duarte da Cunha.

A+ / A-

Os bispos da nova comissão da pastoral social do conselho das conferências episcopais da Europa visitaram esta quarta-feira as zonas afectadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra. Ficaram impressionados com a generosidade de povo português para com as populações afectadas.

Depois da visita, o padre Duarte da Cunha, secretário do conselho, disse à Renascença que o que aconteceu em Portugal demonstra a importância de cuidar da criação, como pede o Papa Francisco.

Para o sacerdote, estes fogos, “que são muitas vezes de mãos malévolas, mostram-nos a importância de cuidarmos das pessoas, mas também de cuidarmos da natureza.” Por outro lado, “as coisas estão interligadas” pois “destruindo a pessoa, destrói-se a natureza e destruindo-se a natureza, destrói-se a pessoa.”

Muito impressionado ficou o cardeal Andreas Arborellius, bispo de Estocolmo, na Suécia, um país onde os impostos são tão altos que o Estado paga tudo. O Cardeal ficou surpreendido com a generosidade do povo português, segundo os “relatórios que a Cáritas fez onde mostrou que não era a única organização que estava no terreno e que havia muitas outras.”

Esses relatórios, de acordo com o padre Duarte da Cunha, demonstraram “que os portugueses se solidarizaram muito” e que continuam a acompanhar a situação “com a atenção e a transparência que se exige nestas ajudas”.

A visita dos bispos visou apenas mostrar à população que estão solidários e que têm rezado pelas vítimas. Mas deu para os bispos europeus reforçarem a posição assumida pela Igreja portuguesa de se fazer mais pela prevenção dos incêndios florestais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+