A+ / A-

Google escolhe Portugal para instalar novo centro de serviços

24 jan, 2018 - 12:56

Centro de Serviços para a Europa, Médio Oriente e África da gigante norte-americano vai criar 500 postos de trabalho.
A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, acaba de anunciar, em Davos, um grande investimento da Google em Portugal. Trata-se do novo Centro de Serviços da Google para a Europa, Médio Oriente e África.

O novo "hub" tecnológico vai criar para já 500 postos de emprego altamente qualificado e ficará em Oeiras.

António Costa fez este anúncio em Davos, na Suíça, no âmbito do Fórum Económico Mundial, numa conferência intitulada “Porquê Portugal, porquê agora”, em que estiveram presentes os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e das Finanças, Mário Centeno.

O primeiro-ministro referiu este investimento da Google na sua intervenção, que abriu a conferência e que foi dedicada a apresentar Portugal a investidores estrangeiros como um país competitivo.

“Entre muitos investimentos em perspectivas destaco um: Portugal vai em breve acolher um investimento da Google, que arrancará logo com a criação de 500 empregos qualificados”, disse o primeiro-ministro.

De acordo com fonte oficial do Governo português, este investimento da Google era disputado por vários países.

No Twitter, a conta oficial do gabinete do ministro da Economia dá conta que as negociações começaram ainda durante a Web Summit 2017 numa reunião com o Presidente Europeu da Google, Matt Brittin.

"Excelente notícia para o país"

Para João Rocha, presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, esta notícia deve ser vista com bons olhos e como uma oportunidade de fazer voltar muitos dos jovens qualificados que emigraram nos últimos anos.

"Este tipo de investimentos vai permitir que muitos daqueles que, nos períodos mais complicados, saíram do país, possam agora retornar e com isso fazer retornar também o investimento que foi feito na sua educação", defende o professor universitário, que entende que o país precisa de acompanhar a tendência mundial na aposta em postos de trabalho qualificados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Liliana Castro
    07 mar, 2018 Porto 22:21
    Boa noite. Acabei recentemente a minha formação académica e procuro emprego. Sou bastante pontual e gostaria de trabalhar na vossa empresa. Aguardo uma resposta urgente. Obrigada. Cordealmente, Liliana Castro
  • Adriana Ferro
    26 jan, 2018 Mem-Martins 15:39
    Isto vai fazer aumentar os salários em PT, finalmente e vai chamar mão-de-obra qualificada, espero eu. Precisamos urgentemente de jovens para povoar o nosso pais (Fundação Manuel dos Santos).
  • Marco Jacinto
    24 jan, 2018 Sao Domingos de Rana 16:45
    Pode ser que seja desta que acabam o SATU
  • João
    24 jan, 2018 Maia 16:18
    Antes de começarem a festejar...era importante garantir que este "Centro de Serviços" vai mesmo abrir portas em Portugal. A Google já anunciou alguma coisa em relação a isto? Já vi muitas vezes os governantes atirarem foguetes antes da festa.....e depois vai-se a ver e não há festa. É também importante garantir que este não será mais um elefante branco..... lembram-se do Data Center da PT instalado com toda a pompa e circunstância (e inv€stim€nto) bem no interior do país (Covilhã)?? Se calhar não se lembram porque foi à vida. Também era importante esclarecer que "empregos qualificados" serão estes, ou posto em linguagem mais simples, será necessária assim tanta qualificação para se ser operador de call center a ganhar o salário minimo? Ou acham mesmo que a Google vai colocar em Portugal algum "serviço" que não este.
  • José Carlos
    24 jan, 2018 Lisboa 14:21
    Mas quem é que vai trabalhar para Oeiras?!
  • Manuel
    24 jan, 2018 Lisboa 14:18
    Não se percebe porquê... Perguntem ao Ministro da Saúde... no Norte há tanta gente qualificada...
  • Antonio Pinto
    24 jan, 2018 Guarda 13:59
    Muito bem! Ficava admirado que escolhessem, Guarda, Viseu, Bragança, Vila real... Tudo igual Até parece que não somos todos "filhos" da mesma Nação
  • Pedro
    24 jan, 2018 Lisboa 13:47
    A Google instala se em Portugal e já escolheu o pico da Serra da Estrela para a sua nova base.
  • Francisco Roxo
    24 jan, 2018 Lisboa 13:44
    Aqui o Costa não teve hipóteses de aplacar a birra do Rui Moreira, porque a escolha foi mesmo da Google
  • Sarin
    24 jan, 2018 13:43
    Ai, Diabo, mais uma!