Tempo
|
A+ / A-

Se é dador, vá dar sangue. Há falta de tipos negativos

24 jan, 2018 - 08:13

Instituto do Sangue quer “acautelar” uma ruptura de stock. Presidente da instituição explica o que se passa na Manhã da Renascença.

A+ / A-

As reservas de sangue dos tipos negativos (O-, A- e B-) estão em baixa. Em tempo de gripe, as doações baixam e o Instituto Português do Sangue quer acautelar uma situação de ruptura.

Os “surtos gripais e outras doenças ligadas ao frio” levam “a uma diminuição das colheitas, porque muitos dadores vão dar sangue, mas não estão em condições físicas para o fazer”, explica o presidente daquele instituto.

Nesta altura, as reservas daqueles tipos de sangue dão apenas para quatro dias, mas como “todos os dias há colheitas, conseguimos manter este nível”, explica João Paulo Almeida e Sousa na Manhã da Renascença.

“Seria bom termos uma situação mais confortável”, reconhece. Por isso, apela a todos os dadores que ainda não deram sangue que o façam. “E os dadores de primeira vez, se o quiserem fazer, são sempre muito bem-vindos”, acrescenta.

No geral, “a situação está dentro de um patamar de estabilidade, mas com níveis baixos para os negativos”, reafirma. Para os outros grupos, as “reservas dão para mais de 10 dias ou de 7 a 10 dias”, o que é considerado “confortável”.

O apelo à dádiva de sangue é para todos, independentemente do tipo de sangue.

“Ter pelo menos 50 quilos, idade superior a 18 anos e ser saudável” são, “de uma forma muito genérica”, as condições para ser dador. João Paulo Almeida e Sousa explica que os dadores “são sempre observados antes de fazerem a sua dádiva”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carla Ferreira
    29 jan, 2018 Oliveira do hospital 09:11
    Como posso fazer para ser dado da? Onde me devo dirigir.
  • cleiton
    25 jan, 2018 mafra 20:55
    então meu tipo sanguíneo e 0- . mesmo sem o número de utente e possível ser doador..
  • Helder Antonio Olive
    24 jan, 2018 Foros da chaneca Benavente 21:14
    Eu jà dou sangue
  • J.P.
    24 jan, 2018 Lx 12:55
    e o que se ganha em troca? retiramo direito a inseçao de taxas moderadoras e ainda aparecem mais casos como aquele do trafico de plasma.

Destaques V+