Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

13 mil desempregados de longa duração vão receber subsídio extra

24 jan, 2018 - 08:01

Criado em 2016, este apoio extraordinário corresponde a 80% do subsídio social de desemprego.

A+ / A-

A partir desta semana, 13 mil desempregados de longa duração vão começar a ser notificados para receber um apoio extraordinário que lhes permite receber durante seis meses um valor equivalente a 80% do seu subsídio social de desemprego.

Segundo o “Diário de Notícias”, os potenciais beneficiários têm 90 dias para apresentar o pedido após receberem a notificação, onde estão descritas condições e passos que devem ser tomados.

Este apoio extraordinário foi criado pelo Orçamento do Estado de 2016, tendo o Governo decidido prolonga-lo em 2017 e 2018.

O objectivo é conceder uma ajuda financeira a pessoas que estão sem trabalho há mais de um ano e que esgotaram subsídio social de desemprego há pelo menos 180 dias.

Para se aceder à medida é ainda necessário que a situação de desemprego tenha sido involuntária.

Este apoio não é atribuído se os elementos do agregado familiar do desemprego tiverem um rendimento mensal acima dos 343, 12 euros e se tiverem um património mobiliário (por exemplo acções ou contas) de valor superior a 103.936 euros.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou no arranque da semana que o desemprego registado nos centros de emprego alcançou o valor mais baixo desde Outubro de 2008. De acordo com dados do IEFP, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,3% em Dezembro, face a igual mês de 2016, para 403.771 pessoas, e 0,2% face ao mês anterior.

Segundo o mesmo relatório, o número de desempregados inscritos há 12 meses ou mais, por sua vez, baixou para 193 mil, o valor mais baixo desde Dezembro de 2009 e que representa uma redução de 38,6 mil pessoas face ao final de 2016 e de 67 mil face ao final de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António
    12 set, 2018 lisboa 12:08
    Não é dar subsídios que se resolve os problemas. Ou fazer formaçõezinhas que não dão em nada a não ser para ocultar a realidade da Tx de desemprego. Simplesmente dever-se-ia facilitar a contratação das pessoas. O reflexo da longa duração do desemprego é devido às pessoas que com mais de 35 anos sejam erradamente vistas como "sapatos velhos"... Falando por mim, não quero esmolas, quero é trabalhar!
  • Anónimo
    24 jan, 2018 Lisboa 22:20
    Se me permite faço minhas as palavras de José saraiva. -"e...para os TRABALHADORES DE LONGA DURAÇÃO?...e PAGADORES DE IMPOSTOS DE LONGA DURAÇÃO?....
  • Anonimo
    24 jan, 2018 Lisboa 22:17
    E eu que trabalhei 45 anos de dia e de noite, (e estraguei a saúde) é que pago com os meus impostos? Porcaria de governo que protege parasitas.
  • Edgar Miguel Duarte
    24 jan, 2018 Portimão 13:10
    Pois o que eu sei é que ha emprego a montes em todo o país. Pode nao ser na área em que estudaram ou tiraram um curso, mas HÁ!!!! Se eu trabalhar 12 horas por dia, com um full time e um part time, para tentar ganhar mais dinheiro, comprar uma casa, ter um filho, etc, quando chegar a altura do irs vao me buscar ao bolso mais de 500€, enquanto posso ficar em casa a receber do subsidio, sem vontade de trabalhar, se calhar ate a trabalhar sem contrato e sem descontos, e o estado a me alimentar. Neste país compensa ser preguiçoso
  • Fernando M. C.lino
    24 jan, 2018 Sobreda de caparica 13:07
    Desde agosto que nao resebo nada ate novenbro isto em 2017 e ai comessei um b.2 carpintaria no sentro sexal que me atribuiram uma bolça de 1.18euros a ora.o que me da serca de 136 euros ao mes ? Sera que também tenho direito a mais alguma coizinha.
  • Silvia
    24 jan, 2018 Lisboa 12:24
    A partir dos 39 os patroes já não dão trabalho. As pessoas que o conseguem são com ordenado minimo descontos que depois de comprar o passe nem dá para o resto do mês. Conheço o caso de uma pessoa amiga que para obter o emprego de segurança, teve que obter uma certificação que lhe custos 400 euros para poder voltar a trabalhar. Incrivel!!!!! Pagar para trabalhar!!!!! Enfim!!!! Mais comentários para quê?
  • Ricardo Martins
    24 jan, 2018 Lisboa 11:43
    Onde se viu dar dinheiro aos desempregados devíamos isso sim , dar aos pafiosos como o Duarte Lima e o Frasquilho esses sim merecem gente boa e grandes democratas !!!
  • José Saraiva
    24 jan, 2018 Viseu 11:36
    e...para os TRABALHADORES DE LONGA DURAÇÃO?...e PAGADORES DE IMPOSTOS DE LONGA DURAÇÃO?....
  • eloy
    24 jan, 2018 oaz 10:07
    é continuar a dar dinheiro. é assim que as pessoas vão querer trabalhar. por isso se dá cabo do pais... dá-se tudo e depois é preciso pedir dinheiro ao FMI. 99% destas pessoas nao querem trabalhar, pois têm dinheiro dado... é muito mais fácil... quando os sistemas permitem que as pessoas vivam sem trabalhar,o que podemos exigir???
  • DR XICO
    24 jan, 2018 LISBOA 09:56
    Para os ciganos chove dinheiro de todo o lado, é preciso é mantelos entretidos nas suas Mercedes e Audis à porta da segurança social a xular os nossos impostos enquanto eles se enchem de filhos para receber milhares €/mês. Tudo anda preocupado com as crianças nas TVs mas fecham os olhos aos casamentos ciganos meninas de 13 anos e tem de começar logo a ficar gravidas

Destaques V+