Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Luanda aplaude decisão judicial de separar o processo de Manuel Vicente

24 jan, 2018 - 00:41

"Angola nunca interrompeu o diálogo com Portugal", afirma ministro angolano dos Negócios Estrangeiros.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Manuel Domingos Augusto, congratulou-se com a decisão da Justiça portuguesa de separar o processo do ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente, dizendo que corresponde a um passo no sentido desejado pelas autoridades de Luanda.

Manuel Domingos Augusto falava aos jornalistas em Davos, na Suiça, no final de uma reunião entre o primeiro-ministro português e o Presidente angolano, João Lourenço, encontro que durou cerca de 40 minutos.

O chefe de Estado angolano delegou no seu ministro dos Negócios Estrangeiros as declarações à comunicação social sobre os resultados da reunião com o primeiro-ministro português.

"Angola nunca interrompeu o diálogo com Portugal", começou por salientar o responsável máximo da diplomacia angolana, antes de se referir ao processo da Justiça portuguesa contra o ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente.

"Todos desejamos que o problema venha a ser resolvido o mais breve possível, para que a harmonia, que tem caraterizado as nossas relações, possa ser retomada. Nós, hoje, tivemos a oportunidade de trocar algumas ideias com o primeiro-ministro português e não fugimos à questão que a todos incomoda", disse.

Manuel Domingos Augusto referiu-se então, neste preciso contexto, à decisão judicial da passada segunda-feira de separar o processo de Manuel Vicente no âmbito da "operação Fizz"

"Tomámos nota da evolução que o processo está a conhecer e reafirmámos a esperança de que haja a muito breve trecho um desfecho que corresponda à vontade dos dois governos, mas também dos povos angolano e português", declarou.

Segundo ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, a delegação governamental angolana já se encontrava em Davos quando tomou conhecimento do mais recente desenvolvimento no processo judicial.

"Tomámos conhecimento da decisão judicial sobre a separação dos processos. Sem entrar em detalhes técnicos, acreditamos que se trata de um passo no sentido do desejo das autoridades angolanas e - acredito - que também das autoridades portuguesas. Não há razões para que este processo continue a ser uma sombra naquilo que são as relações harmoniosas e altamente desejadas pelos povos dos dois países", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola.

Numa referência ao princípio da separação de poderes, Manuel Domingos Augusto defendeu depois que, "sendo o poder judicial português um dos três poderes do Estado, no cumprimento do que a lei prevê em Portugal, deverá ser encontrada uma solução que corresponda ao desejo supremo dos povos dos dois países".

"Para que as relações entre Portugal e Angola possam não só conhecer os ritmos que já têm, mas também ser reforçadas para benefício mútuo. As perspetivas são boas, a economia de Angola está em recuperação e Portugal também tem tido um comportamento muito bom ao nível da sua economia. Quando assim é, o potencial para que as relações possam trazer benefício potencialmente maiores aumenta", sustentou o chefe da diplomacia angolana.

Numa alusão ao processo contra Manuel Vicente, Manuel Domingos Augusto manifestou-se "otimista de que o escolho (obstáculo) que está no caminho luso-angolano possa ser removido".

"É aquilo que todos desejamos: Uma relação forte, singular e única", acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+