Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trabalhadores dos CTT marcam greve para Fevereiro e pedem ajuda aos portugueses

23 jan, 2018 - 23:12

Sindicatos querem juntar a população e diversas entidades que estão a ser prejudicadas pela decisão da administração dos CTT para fechar estações e despedir 800 funcionários.

A+ / A-

Os trabalhadores dos CTT vão fazer uma greve a 23 de Fevereiro. Para o mesmo dia, está marcada uma manifestação nacional, em Lisboa.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, Vítor Narciso, diz à Renascença que o objectivo é levar o Governo a reverter a privatização.

Esta é uma acção em que estão envolvidos todos os sindicatos dos trabalhadores dos Correios e que querem juntar também a população e diversas entidades que estão a ser prejudicadas pela decisão da administração dos CTT para fechar estações e despedir 800 funcionários.

Vítor Narciso diz que as estações estão a fechar de um dia para o outro sem que os clientes sejam avisados. Os trabalhadores sabem na véspera.

“As estações estão a encerrar de um dia para o outro, os trabalhadores estão a ser avisados que se devem apresentar noutra estação dos Correios, mas os clientes não estão a ser avisados. Vão levantar os apartados, por exemplo, e depois está lá um papelinho a dizer: ‘dirija-se a tal parte e aí ser-lhe-á prestado o serviço. Isto é uma vergonha”, afirma o sindicalista.

Os trabalhadores, para já, só estão a ser transferidos para outros postos, mas o sindicalista Vitor Narciso teme que a carta de despedimento chegue em breve para algumas dezenas das oito estações que já fecharam nos últimos dias.

Ainda assim, os sindicatos querem aumentos salariais para este ano. O Sindicato dos Correios e Telecomunicações já apresentou a proposta à administração liderada por Francisco Lacerda.

Os representantes dos trabalhadores querem “4% de aumento e com um aumento mínimo de 40 euros”.

“A administração dos CTT comunicou à CMVM que os salários dos trabalhadores serão congelados nos próximos anos, mas nós não temos nada a ver com isso. Queremos aumentos salariais para 2018 e não aceitamos como justificação que tenha de se dar dinheiro aos accionistas”, adverte Vitor Narciso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    24 jan, 2018 Seixal 16:32
    Já alguém pediu a opinião ao incompetente - leia-se Passos Coelho - sobre o que se está a passar nos CTT, uma empresa que dava lucro ao estado sem ter necessidade de despedir ninguém. Quando um navio vai ao fundo os primeiros a fugir são os ratos.
  • Zé do Milho
    24 jan, 2018 Amadora 02:05
    Pessoal, tudo a ajudar os CTT. Eu vou fazer a minha parte. Os CTT são de todos nós, não podem pertencer a uma máfia de accionistas!

Destaques V+