Tempo
|
A+ / A-

As crianças, a internet e os pais. Bloquear é "tapar o sol com a peneira"

23 jan, 2018 - 21:14

Os conteúdos a que os jovens acedem, muitas vezes sem controlo parental, estiveram em debate na Renascença, com Pedro Aniceto, consultor de Tecnologias de Informação, e Rosário Carmona e Costa, psicóloga especializada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de Crianças e Adolescentes.

A+ / A-
Debate Youtube - Rosario Carmona e Costa - Pedro Aniceto D23


Os conteúdos a que os jovens acedem no Youtube e no resto da internet estiveram esta terça-feira em debate nas tardes da Renascença.

Os convidados foram Pedro Aniceto, consultor de Tecnologias de Informação, e Rosário Carmona e Costa, psicóloga especializada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de Crianças e Adolescentes.

“Ao contrário do que muitos pais pensam e fazem, o bloqueio puro e simples [de conteúdos na internet] é impossível e inútil. É como tapar o sol com a peneira. Há sempre forma de contornar”, afirma Pedro Aniceto.

Rosário Carmona e Costa afirma que “há muitos pais que estão completamente perdidos na forma como os filhos utilizam a internet e os ecrãs em geral” e deixa dois conselhos essenciais: “mediar e conhecer”. “Os pais têm que ser os primeiros mediadores”, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+