Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Pacote" da transparência divide PS

23 jan, 2018 - 14:55

Críticas duras de Ascenso Simões, Sérgio Sousa Pinto e Isabel Moreira, nas jornadas parlamentares que decorrem em Coimbra.

A+ / A-

O pacote da transparência abriu, esta terça-feira, divisões, em público, no grupo parlamentar do PS, com críticas severas às leis apresentadas, a ponto de a deputada Isabel Moreira admitir que, se não forem alteradas as leis, vota contra.

Já na fase final do debate sobre a transparência na política, nas jornadas parlamentares, que hoje terminam em Coimbra, que três deputados criticaram abertamente a proposta: Sérgio Sousa Pinto, Isabel Moreira e, antes, Ascenso Simões, que criticou a urgência na discussão das leis.

Sérgio Sousa Pinto, deputado aos 23 anos num parlamento onde havia deputados com muitas profissões, questionou quem aceitará, no futuro, ser deputado com as condições que leis como o pacote da transparência agora aprova.

Com este tipo de leis, avisou, deputados e políticos têm a sua vida “invadida” no escrutínio de tudo o que fazem e há riscos grandes, na opinião do ex-líder da JS, de se criar uma classe política de profissionais, “sacerdotes, vegetais”, sem liberdade.

Com tantas incompatibilidades e profissionalização no cargo, o deputado “não tem liberdade de escolha, tem que ser um deputado servil, do chefe, o dono é o partido, manda na família”.

“Fica espoliado de toda a liberdade económica e profissional. Sem liberdade, perde-se a independência. E um regime liberal não pode sobreviver sem homens livres”, afirmou.

“Podemos salvar o regime da bandalheira, dos corruptos e dos saqueadores da democracia. Isso é indispensável à sobrevivência do regime, mas também temos de salvar a o regime dos salvadores do regime”, afirmou, numa das partes mais aplaudidas de toda a sessão da manhã das jornadas.

Logo a seguir, Isabel Moreira criticou o facto de os deputados não terem tido acesso prévio às propostas e criticou o partido pela “cedência ao populismo” e “à demagogia”.

Além de atacar o facto de os deputados não terem tido acesso prévio aos diplomas, a deputada do PS queixou-se de serem olhados como “potenciais corruptos”.

E brincou como facto do Código de Conduta, proposto pelo PS prever uma quantia de 150 euros para limite nas ofertas aos deputados, afirmando se “não se podem comer ou beber as provas”, numa referência aos vinhos e outras ofertas.

Tal como está, Isabel Moreira admite votar contra, se as leis fossem a votos neste momento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SAQUE LARGO RATO
    23 jan, 2018 Lx 16:58
    A mairo central de corrupção mora no Largo das ratazanas e nessa universidade..Por isso, querem correr com a Srª Procuradora pois apanhou uma imensidão de xuxas corruptos e que só vivem no esterco da roubalheira e os tugas que se leixem...
  • XUXAS ESPIÕES
    23 jan, 2018 Lx 16:47
    O xuxalismo da treta, peta e da teta tudo quer controlar.Desde o que comemos, seja com açúcar seja com sal, seja bolos, seja uma sandes de presunto a esquerda radical social fascista quer controlar os tugas. Agora querem os drones para controlar a velocidade em vez de por os drones para prevenir e controlar os incêndios. O país com esta tralha socrática social fascista e seus amigos das esquerdas está a ficar irrespirável...Qualquer dia estamos como na Venezuela tão do agrado das esquerdas que nos desgovernam...
  • António dos Santos
    23 jan, 2018 Coimbra 16:28
    Não é surpresa a clivagem dentro do PS, no que concerne à transparência. Pois o PS, bem como os outros partidos com assento na Assembleia da República, são alérgicos à transparência e à luta contra a corrupção. Não esquecer o socialista destacado (João Cravinho), que apresentou uma proposta de lei, contra a corrupção e a restante bancada do PS, não deixou passar. Ligando esta situação ao caso da PGR, está tudo explicado, isto é, o PS e os restantes partidos, só sabem viver no meio da vigarice e não querem ficar sujeitos ao braço da Justiça. Se analisarmos os principais processos em Portugal, aparecem sempre a encabeçar os mesmos, políticos de todos os quadrantes.
  • XUXAS GLUTÕES
    23 jan, 2018 Lx 16:21
    Com os socialistas falar em transparência é que parecer uma heresia....Os xuxas onde metem a mão fica tudo para eles...Eles comem tudo e não deixam nada...

Destaques V+