Tempo
|
A+ / A-

Esperar mil dias por uma consulta é “tempo excessivo”

23 jan, 2018 - 14:22

Secretário de Estado da saúde pede que se encontrem soluções de "equilíbrio" e se aposte "no trabalho programado".

A+ / A-

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, disse, esta terça-feira, que esperar cerca de mil dias por uma consulta é "tempo excessivo", depois de uma visita ao hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

À margem da visita, o secretário de Estado mostrou-se descontente com os indicadores do portal do Serviço Nacional de Saúde, denunciados na segunda-feira pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e que referem que os utentes dos hospitais públicos chegam a esperar mais de dois anos por uma primeira consulta prioritária de oftalmologia e um ano e meio por uma de pneumologia.

"É seguramente tempo excessivo. Temos de combater isso. Não podemos ficar descansados nem satisfeitos com esses resultados. Significa que estão pessoas à espera mais daquilo do que deviam. Temos é também de ter a força e determinação para encontrar boas soluções", salientou Fernando Araújo.

Os sindicatos já propuseram o "aumento do número de horas semanais alocadas à consulta dos médicos hospitalares", refere o SIM, lembrando que actualmente "praticamente metade do horário semanal normal de um médico hospitalar" está alocado à urgência.

Confrontado com estas exigências, o governante afirmou que "reduzir o horário de urgência e passá-lo para a consulta externa, para a cirurgia e para o internamento é uma das áreas" que tem de ser trabalhada, "mas isso não pode ser feito sem desfalcar os serviços de urgência", advertiu.

A solução terá de passar por um "equilíbrio" e por uma aposta "no trabalho programado", como as cirurgias.

Na visita ao hospital de Leiria, Fernando Araújo foi confrontado com algumas das vulnerabilidades desta unidade, nomeadamente a falta de médicos.

"Essa foi uma das questões que o presidente do conselho de administração me colocou. Gostava de sublinhar o profissionalismo e a motivação dos profissionais, que, apesar de algumas limitações de número dos recursos humanos, têm tido um excelente desempenho".

Em Leiria, a Medicina Interna é uma das especialidades com mais carência de médicos, revelou Fernando Araújo, apontando como uma das soluções de fixação de clínicos a contratação de médicos de outros hospitais.

Na sua intervenção, o presidente da administração, Hélder Roque, pediu à tutela que "reconheça a realidade em que se transformou a instituição", onde os seus colaboradores têm uma acção "dura, esforçada, empenhada e muito dedicada para assegurar o nível de desempenho" já atingido.

"É tão pouco o que pedimos. Permitam-nos que com autonomia e sem interferências que condicionam o elevado potencial que possuímos, responsavelmente, possamos acrescentar valor aos recursos humanos e financeiros colocados ao nosso dispor. Só queremos mais e melhor, colmatar as deficiências, as carências e as insuficiências que ainda temos. E achamos que merecemos porque conquistámos de pleno direito, daí a nossa angustia por não sentirmos reconhecido o mérito dos nossos colaboradores."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    24 jan, 2018 Viseu 09:19
    O Governo social-comunista fez cativações enormes em todos os serviços públicos: na saúde tem uma dívida de mais de mil milhões de euros e os pagamentos aos fornecedores estão muito atrasados; a espera nas consultas médicas e nas operações é um escândalo…mas os socialistas e os comunistas do Bloco e do PCP estão cobardemente calados…
  • Nuno
    23 jan, 2018 V.N.Gaia 16:17
    De certeza que este Sr. amigos e familiares não esperam tanto tempo, aliás têm na hora,Isto não é de agora já à anos e durante vários governos que assim é. basta ler os jornais ou ir ao terreno e verificar.Isto leva a pensar que há vários serviços nacional de saúde:um para ricos,outro para os remediados e ainda outro para os pobres,tudo o resto é conversa. Os políticos e responsáveis deixem de ser hipócritas e façam aquilo que devem fazer.
  • XUXAS MANIPULADORES
    23 jan, 2018 Lx 14:39
    Este Secretário de Estado não existe...Esperar 4 anos por uma consulta...uma vergonha colossal kamaradas...
  • DESTRUIÇÃO SNS XUXAS
    23 jan, 2018 Lx 14:31
    A sério Sr. Geringonço? Quem diria que um socialista admitisse isso...A esquerda radical que nos desgoverna destrói o SNS e nada aparece nas televisões e jornais. A manipulação é mais do que muita....E as esganiçadas do Berloque de esquerda e o velho empedernido do PCP onde param? São as cativações, são as cativações kamaradas unidos na destruição do SNS...

Destaques V+