Tempo
|
A+ / A-

​Governo avança com inspecções obrigatórias para motos

23 jan, 2018 - 10:36

Quanto à carta de condução específica para motos abaixo dos 125 cm3, o ministro da Administração Interna fala da necessidade de garantir alguma experiência de condução.

A+ / A-

As inspecções obrigatórias para motos vão avançar. Em declarações à Renascença, o ministro da Administração Interna considera que este é um ponto crucial no combate ao aumento da sinistralidade rodoviária nos motociclos.

“As motos hoje não são inspeccionadas e isso determina alterações nas suas características técnicas”, Eduardo Cabrita.

Já sobre a obrigatoriedade de uma licença de condução para as motos com menos de 125 centímetros cúbicos, o ministro alude a uma “necessidade de conhecimento” e “experiência de condução de um motociclo”.

“Quem tem uma carta de ligeiros, saberá as regras de trânsito. Não tem é qualquer experiência de condução de um motociclo”, argumenta o ministro que vai estar em Santarém, onde arrancou um projecto que dá às regiões poderes e responsabilidades na identificação e resolução dos chamados 'pontos negros das estradas'.

Por lei, a inspecção periódica dos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3 está prevista no Decreto-Lei n.º133/2012, de 11 de Julho.
Esta lei veio obrigar os centros de inspecção a adaptarem-se para fazerem inspecção a motas, mas continua por sair a regulamentação.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno
    10 mar, 2018 Lausanne 21:10
    Moro na Suiça e por acaso tb tenho moto e aqui e obrigatorio a inspecção nas motas tb. E o que fazem? Pneus travoes e dao uma volta nela e paga.. mas ha uma coisa aqui as inspeccao tanto nos carros e de 2 em 2 anos.. e so pra roubar dinheiro mais nada
  • Nuno Gomes
    19 fev, 2018 Lisboa 14:58
    Não percebo, o porque de ser só acima de 250 cc (abaixo dista cilindrada não morre ninguém??), ou não há capacidade para inspeccionar os milhares de 50, 125, 250 que circulam no país?? Sr. Ministro, há motas que atingem os 300 kms, completamente de origem, sem qualquer alteração... se a sua preocupação, é mesmo só diminuir a sinistralidade, façam inspecções grátis... a malta já paga com a vida, muitas vezes por culpa daqueles que estão com a inspecção em dia...
  • José Agostinho Soares
    25 jan, 2018 Funchal 15:09
    Acho k as inspeções ás motos ñ reduz a sinistralidade!!! Acho um roubo de porta aberta!!! Concordava a 1oo% muita inspeção á saída dos locais chamados ( Bares da poncha) isso sim iria reduzir a sinistralidade!! !
  • César Magalhães
    25 jan, 2018 Matosinhos 06:21
    Eu pergunto a esse senhor se as inspeções aos automóveis fez cair a sinistralidade dos mesmos ou se fez aumentar os bolsos de alguns. Fico a aguardar números.
  • Elvio sousa
    25 jan, 2018 Funchal 01:01
    Bom é todos nós os motociclistas unirmos nos e boicotar estas eleições
  • Rogerio
    24 jan, 2018 França 17:36
    Eu nao sei como é que o povo português não fazem nada.... Já sei gostam de ser comidos a cara podre Portugal e o país mais corrupto que existe selo de imposto automóvel a preço que não se admite agora inspeção para motas o que virá a seguir. Portugueses acordem para a vida que já está mais que na hora tudo se paga mas os salários mínimos continuam daqui a 10 anos o salário mínimo não passa dos 600 euros e os cidadãos portugueses e que pagam para quem come da gamela para viajarem para darem carros novos a GNR para eles têm bons carros top de Gama acordem façam alguma coisa que é uma vergonha.
  • Miguel
    24 jan, 2018 Coimbra 15:36
    Mais uma maneira de continuar a alimentar esses parasitas porque nao e por agora de começar a ser obrigatório as inspecções para as motos que a sinistralidade vai diminuir
  • Emanuel Filipe
    24 jan, 2018 Oliveira de Azeméis 14:00
    Paga ze povinho, mais vale sr ministro dizer que pretende encher os bolsos de alguem, pois se as inspeções vao diminuir a sinistralidade, nao entendo o porque que ainda a acidente tragicos com os carros, é uma vergonha...parai de enganar o povo...
  • Jorge
    24 jan, 2018 Lisboa 11:16
    Claro José Ventura, é só mais um imposto camuflado e por quem nada entende de motos. Mas também para isso... não precisa de entender e por isso, o Sr. Ministro que não venha com argumentos de mandar com areia para os olhos dos Motociclistas Portugueses, é pura incompetência. Entre outras coisas... com esse conjunto de medidas incompetentes, argumentos desses, também lhes vai sair o tiro pela culatra... vão perder muitos................. votos nas próximas eleições. RUA...
  • José Ventura
    24 jan, 2018 Seixal 08:57
    Tão simples quanto isto. É só mais um imposto camuflado, porque a classe "pulhitica" viu que o número de motociclos a circular lhes vai dar mais uns milhões no final do ano fiscal. Nada tem a ver com segurança.

Destaques V+