Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo de 8,2 no Alasca é dos cinco mais fortes na história dos EUA

23 jan, 2018 - 10:11

Foi emitido um alerta de tsunami, mas desactivado ao início da tarde. Epicentro ocorreu a 256 km da costa, a 10 quilómetros de profundidade.

A+ / A-

Um terramoto de 8,2 na escala de Richter atingiu esta terça-feira a costa sudeste do Alasca. É já considerado um dos cinco mais fortes de sempre a atingir os Estados Unidos.

As autoridades emitiram logo um alerta para “ondas de tsunami” em partes do Alasca e do Canadá. Foi também lançado um aviso para toda a costa oeste dos Estados Unidos, para “possíveis ondas de tsunami perigosas” durante as próximas três horas. Passado esse tempo, perto das 12h30 (hora de Lisboa), os alertas foram desactivados.


Segundo a Sky News, todos os quatro grandes terramotos que assolaram o território norte-americano antes deste provocaram tsunamis.

Apesar de o Centro norte-americano de Alerta de Tsunamis não ter ainda qualquer área sob ameaça concreta, o Centro de Tsunamis para o Pacífico afirma que, “tendo em conta os dados disponíveis, este terramoto pode desencadear um tsunami que pode destruir várias áreas costeiras, incluindo as que se encontram longe do epicentro”.


No Twitter, o serviço de emergências da British Columbia pediu a todos quanto estivessem “nas áreas abrangidas pelos alertas” que “saiam da água, da praia e se dirijam para longe de marinas, portos, baías” e outros locais junto ao mar.

“Sigam as instruções das autoridades locais, pois podem ter informações mais detalhadas sobre o local onde se encontram”, acrescenta.



O mesmo serviço apelava ainda à população que utilizasse o número de urgência (911) apenas no caso de haver alguma vida em perigo e não para informar sobre a ocorrência do sismo.

O sismo deu-se às 00h31 (9h31 em Lisboa) e teve o epicentro 256 quilómetros a sudeste de Chiniak, a uma profundidade de 10 quilómetros.

Antes deste terramoto, um outro atingiu, também esta terça-feira, a ilha indonésia de Java. Teve uma intensidade de 6 na escala de Richer.


Foi emitido um alerta de tsunami. O que fazer?

As autoridades estão a divulgar conselhos e alertas por toda a Internet, através das redes sociais e dos seus sites oficiais.

Entre as orientações estão as medidas a tomar para se manter seguro e protegido em caso de tsunami:

- Mantenha-se afastado da praia;

- Vá para um local alto, com pelo menos 30 metros acima do nível das águas do mar e em terra;

- Os tsunamis podem atingir centenas de quilómetros por hora, pelo que é impossível escapar se estiver a uma distância em que o consiga ver;

- Se estiver na praia e a maré começar a recuar de repente, vá imediatamente para terra. Está prestes a vir um tsunami e só tem alguns minutos para conseguir fugir;

- Se tiver instruções para deixar a área, saia imediatamente com a sua família e animais de estimação;

- Um pequeno atraso para empacotar bens pode colocar a sua vida em perigo;

- Ajude crianças e idosos, bem como pessoas com mais dificuldades e incapacidades, a encontrarem um local seguro.


[Notícia actualizada às 13h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+