Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Senadores alcançam acordo para “reabrir” o Governo americano

22 jan, 2018 - 18:07

Ao fim de três dias de “shutdown” por falta de acordo sobre o orçamento, os serviços federais voltam a abrir portas.

A+ / A-

Senadores democratas e republicanos chegaram, esta segunda-feira, a acordo para acabar com o “shutdown” dos serviços federais nos Estados Unidos.

Ao fim de três dias de suspensão de todos os serviços considerados não-essenciais por parte do Governo federal, devido à falta de acordo sobre o orçamento, os legisladores conseguiram alcançar um entendimento. Em causa estão desentendimentos sobre a imigração e a segurança nas fronteiras.

“Hoje vamos votar para reabrir o Governo”, afirmou o líder da minoria democrata no senado, Chuck Schumer.

Os democratas quiseram fazer depender a sua aprovação do orçamento do protecções para jovens imigrantes ilegais, conhecidos como “dreamers”, mas os republicanos insistiam que não iam negociar sobre imigração.

Apesar de se ter alcançado uma solução, esta é apenas de curto prazo. Schumer disse que tinha chegado a acordo com o líder republicano Mitch McConnell para garantir financiamento para o Governo federal pelo menos até 8 de Fevereiro.

Apesar de o "shutdown" ter entrado em acção na sexta-feira ao fim do dia, segunda-feira foi o único dia útil em que teve efeitos práticos para a maioria dos serviços federais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+