Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mário Centeno estreia-se à frente do Eurogrupo com Portugal na agenda

22 jan, 2018 - 08:57

O ministro português tomou posse há uma semana. Portugal será agora representado pelo secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

A+ / A-

O novo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, estreia-se esta segunda-feira na condução das reuniões dos ministros das Finanças da Zona Euro, em Bruxelas.

Na reunião de hoje, os ministros vão falar sobre a mais recente missão pós-programa a Portugal (a sétima), o programa de assistência em curso para a Grécia – o único país ainda sob programa – e os passos a dar para a concretização daquela que tem sido apontada como uma das prioridades de Mário Centeno: o aprofundamento da União Económica e Monetária.

No que toca a Portugal, será o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, a defender a posição do Governo na discussão sobre a missão a Portugal. Com o ministro na presidência deste fórum, Ricardo Mourinho assume a representação oficial do país.

Quanto à Grécia, os ministros da Zona Euro deverão saudar os progressos feitos no quadro da terceira avaliação do ajustamento e “a boa cooperação” que se verifica entre as instituições e as autoridades gregas.

Antes desta reunião do Eurogrupo, Mário Centeno desloca-se às sedes do Conselho e da Comissão Europeia para se encontrar com os respectivos presidentes, Donald Tusk e Jean-Claude Juncker.

Centeno foi eleito em Dezembro e tomou posse há cerca de uma semana, substituindo no cargo o holandês Jeroen Dijsselbloem.

Centeno já tem o sino do Eurogrupo
Centeno já tem o sino do Eurogrupo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+