Tempo
|
A+ / A-

Madeira queimada pode render 1,5 milhões de euros ao Estado

22 jan, 2018 - 08:00

Em causa estão vários lotes de pinheiro bravo postos à venda pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

A+ / A-

Veja também:


O Estado deverá encaixar um milhão e meio de euros com a madeira queimada proveniente dos incêndios do Verão passado. O valor é avançado na edição desta segunda-feira do “Jornal de Notícias”, que cita fonte do Ministério da Agricultura.

A madeira em causa é proveniente vários lotes de pinheiro bravo provenientes dos distritos de Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco e que estarão à venda.

Diz o jornal que, ao todo, já foram vendidos 61 lotes em hasta pública – o correspondente a mais de 1700 hectares e quase meio milhão de árvores. No Pinhal de Leiria (que perdeu mais de 80% para o fogo em Outubro), conta ainda o diário, “a azáfama é grande” para cortar a madeira a ser vendida.

Esta terça-feira, é apresentado na Marinha Grande o plano de reflorestação do pinhal de Leiria. A apresentação está a cargo do presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Rogério Rodrigues.

Segundo o “Correio da Manhã”, o plano deverá estar concluído em Julho e estabelece um prazo de implementação de cinco anos. O Governo diz-se disponível para investir 10 milhões de euros neste processo, que começa com a remoção da madeira queimada e melhorar a segurança ao nível das comunicações.

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, também estarão presentes na cerimónia e irão deslocar-se ao Observatório Local do Pinhal de Leiria.

"O pinhal de Leiria já era"
"O pinhal de Leiria já era"


Na Internet, corre uma petição a pedir que o dinheiro da madeira queimada nesta histórica mata pública seja todo aplicado na sua reflorestação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • cardoso
    22 jan, 2018 seixal 15:00
    SE NA REALIDADE SÃO 500MIL ÁRVORES POR 1,5 MILHÕES DE EUROS O NEGÓCIO É MAIS UM FRACASSO DO GOVERNO.EM MÉDIA SÃO 3EUROS, POR ÁRVORE.ORA BEM CORTAR A ÁRVORE,TORÁ-LA, TRANSPORTÁ-LA PARA A ZONA DE CARGA,ESSES 3EUROS SÃO INSUFICIENTES.
  • Isabel Graves
    22 jan, 2018 Luray 14:06
    Uma quantia ridicula que nem sequer pode pagar pelas sementes de uma perda generacional e sem preço!
  • Maria
    22 jan, 2018 Porto 12:57
    Se calhar dá mais "lucro" passarem a vida a contar o que a Madonna anda a fazer por cá; seja porque pintou o cabelo, porque foi entregar o filho ao Benfica, mudou e tornou a mudar de casa.... o que é que isso nos interessa?? Já chega dessa conversa. Ponham-na a plantar pinheiros também!! Esta verba são mesmo peanuts!!
  • 22 jan, 2018 Portugal 12:20
    Para quê estas notícias de alarido. Será que as pessoas ainda não têm noção que 1.5 milhões para um indivíduo é muito mas que para os cofres do Estado são trocos?! Nem sequer tem expressão para as finanças do país!

Destaques V+