Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

1% da população ficou com 80% da riqueza mundial em 2017

22 jan, 2018 - 07:18

Relatório revela que houve um aumento histórico no número de multimilionários: actualmente existem 2.043.

A+ / A-

Os números constam do relatório da organização não-governamental Oxfam. Mais de 80% da riqueza criada no mundo em 2017 foi parar às mãos dos mais ricos que representam 1% da população mundial.

No relatório "Recompensem o trabalho, não a riqueza", a Comissão de Combate à Fome de Oxford (Oxfam, no acrónimo em inglês da confederação de 17 organizações não-governamentais) refere que metade da população mundial não ficou com qualquer parcela daquela riqueza.

Segundo a Oxfam, houve um aumento histórico no número de multimilionários no mundo: "actualmente existem 2.043 multimilionários no mundo e 9 em cada 10 são homens".

O estudo calculou que a riqueza dos multimilionários aumentou 13% ao ano em média desde 2010, seis vezes mais do que os aumentos dos salários pagos aos trabalhadores (2% ao ano).

O mesmo relatório indicou que em 2017 a riqueza desse grupo aumentou 762 mil milhões de dólares (622,8 mil milhões de euros), uma verba suficiente para acabar mais de sete vezes com a pobreza extrema no mundo.

Para a organização não-governamental, o crescimento sem precedentes do número de bilionários não é um sinal de uma economia próspera, mas um sintoma de um sistema extremamente problemático já que mais de metade da população mundial tem um rendimento diário entre 2 e 10 dólares (entre 1,6 euros e 8,1 euros).

"Enquanto o 1% mais rico ficou com 27% do crescimento do rendimento global entre 1980 e 2016, a metade mais pobre do mundo ficou com 13%”, refere o relatório.

“Mantendo o mesmo nível de desigualdade, a economia global precisaria ser 175 vezes maior para permitir que todos passassem a ganhar mais de 5 dólares (4 euros) por dia", concluiu a análise.

O lançamento do relatório internacional da Oxfam é feito na véspera do Fórum Económico Mundial, que junta os principais líderes políticos e empresariais do mundo na cidade de Davos, na Suíça, entre 23 e 26 de Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Miguel Bessa Ca
    23 jan, 2018 Gondomar 09:20
    É um triste relatório. A pobreza de um ser humano é o atraso da humanidade. Quanto a transpor as conclusões do relatório em questão posta a realidade europeia há que fazê-lo tendo em conta que vivemos felizmente numa zona do mundo onde a desigualdade é das menores, muito embora esteja a aumentar e esse é o perigo. No entanto, não é havendo mais estado que tal vai mudar mas apenas simplificandoo sistema legal, aliviando e simplificando a máquina e a carga fiscal. Tal implica o estado a fazer menos mas a fiscalizar e a exigir mais! Eficiência positiva. Com isso haverá mais democracia económica e mais mobilidade na "escada" social, permitindo aos seres humanos onde quer que seja fazerem o que sabem fazer melhor... Gerar riqueza e subi-la...
  • couto machado
    22 jan, 2018 Porto 19:48
    ESQUECERAM-SE DE MIM...SOU O NÚMERO 2044 .....
  • Ora aí está!
    22 jan, 2018 do cemitério 11:00
    Mas ninguém fala disto?! A preocupação dos governantes é que se continue a dar migalhas aos trabalhadores para que estes pançudos enchem sempre cada vez mais a pança. Enfim, trabalho precário, e o estado também segue a mesmo sistema. Em vez de colocar gente no quadro vai colocando desempregados do fundo de desemprego a serviço temporário e até dispensando serviços para dar a privados. Uma autentica vergonha. Só há mama e tachos é para tantos políticos medíocres. O que revolta é ver muitos destes que vêm muitas vezes falar dos aumentos, migalhas muitas vezes que não cabem na cova de um dente, que o país assim, assado... que os congelamentos têm de continuar, desde de 2010, com o nível de vida cada vez mais caro, graças àqueles que nos meteram nesta moeda da porcaria... Com salários, dos mais baixos desta eurotreta. Ora cá está, é 1% a enriquecer cada vez mais, mas o revoltante é ver tantos idiotas ou mesmo tanto sanguessuga a defender a pobreza. É que já não é só a pobreza, é a falta de dignidade de quem muitas vezes nem dinheiro tem para despesas essenciais. Tenham vergonha!!!!!

Destaques V+